A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou há um mês as aulas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

Neste primeiro semestre, estão sendo atendidos 290 alunos, nas seguintes escolas:

– CEM. Criança Esperança I (Vila Nova Esperança);

– CEM. Criança Esperança II (Morada do Sol);

– CEM. Criança Esperança III (Prudêncio Thomaz);

– CEM. Criança Esperança V (Benedito Rondon);

– EM. São Judas (Assentamento São Judas);

– Colégio Objetivo (Escola Particular);

–  EE. Fernando Corrêa da Costa (Escola Estadual).

No segundo semestre o Programa será desenvolvido nas demais escolas, com previsão de atendimento total de 650 alunos em 2017.

O PROERD oferece atividades educacionais visando promover orientações para a formação integral de crianças e adolescentes, voltada especialmente para ações de resistência às pressões cotidianas ao uso de drogas e à violência.

O Instrutor do PROERD, o Policial Militar Marcelo Schiremberck da Rosa, enfatizou a grande receptividade que o programa encontra entre as crianças “em todas as turmas vemos a alegria e a participação muito ativa dos alunos durante as aulas, demonstrando que, de fato, estão incorporando os ensinamentos do programa.”

A Secretária Municipal de Educação, Magali de Araujo Lima, ressaltou que “o PROERD é um programa que possui um amplo alcance social, porque não atinge apenas os alunos que participam das aulas, mas os ensinamentos repassados pelo Instrutor são aplicados cotidianamente pelos jovens, que conseguem uma grande influência no seu círculo de amizade e de convívio familiar. Certamente este é um investimento que vale muito a pena e que só traz frutos positivos, porque afasta, efetivamente, nossas crianças e adolescentes dos riscos das drogas.”

Magali também fez questão de enfatizar que a execução só está sendo possível graças à parceria firmada com a Polícia Militar. “Temos que expressar nosso agradecimento ao Comandante da PM em Rio Brilhante, Capitão Edcezar Zeilinger, que está dando todo suporte para a implantação do PROERD.”