Agricultura mantém ações de fomento à produção leiteira

-

Reunião em Indápolis tratou demais uma parceria do Município em favor da agricultura familiar. (Foto: A. Frota)

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária, mantém ações de incentivo à produção de leite no âmbito da agricultura familiar na região da Grande Dourados, principalmente, por meio das parcerias firmadas com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) dentro do programa Leite Forte.

Na manhã desta terça-feira (13), o secretário Landmark Ferreira Rios esteve no distrito de Indápolis para anunciar que será publicada a chamada pública referente ao incentivo para a compra de calcário, com o respectivo transporte bancado pela Prefeitura de Dourados.

Atualmente, com dois funcionários efetivos destinados a prestar apoio na área da produção leiteira, a Secretaria tem buscado meios de apoiar os produtores utilizando do caráter ‘extencionista’ da Agraer e o anúncio é mais uma das etapas da aquisição de incentivos fiscais assinada ainda na Expoagro.

O coordenador local da Agraer, André Luiz de Barros, ressaltou o alinhamento da agência com a Prefeitura de Dourados no intuito de construir um futuro melhor para a agricultura familiar na região da Grande Dourados. “Com trabalhos conjuntos do corpo técnico, incentivos e o pensamento em comum de fomentar o setor, vamos avançando”, disse.

Segundo o agrônomo da Semafes, Marcelo Resende, os agricultores precisam seguir alguns passos para a participação no incentivo do calcário. Entre eles, promover análise do solo e a compra do calcário. Depois, com a ajuda a Prefeitura realiza o transporte e a Secretaria disponibiliza equipamentos e trator para esparramar o produto. “Aí é só comprar a semente e promover um pasto nutritivo para os animais”, explicou, Marcelo, lembrando a importância do calcário neste processo.

Além disso, a reunião serviu para falar com os pequenos produtores sobre o melhoramento genético para a produção do leite na região da Grande Dourados. O agrônomo e especialista em zootecnia Paulo Machado Lobo, palestrante, ressaltou e agradeceu as parceiras que têm fomentado as melhorias para o setor produtivo na agricultura familiar. “Tudo isso ajuda muito os produtores. A nossa expectativa é que sempre aumente o incentivo, as possibilidades”, disse. O secretário ressaltou que em 2016 foram 3,8 mil toneladas de calcário para atendimento aos produtores. “O intuito é aumentar este montante, mas aplicando uma gestão de aproveitamento e aplicação coerente”, explicou.

O secretário Landmark ainda pontuou que o processo de licitação tem sido finalizado para aplicação de força-tarefa na recuperação de mais de 1800 km de estradas vicinais, com aplicação de recursos do Fundersul, para escoamento da safra.

Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, o vereador Silas Zanata (PPS) saudou os participantes da reunião e destacou a iniciativa da prefeitura, de estar sempre respaldando o homem do campo, seja com ações que vão desde a manutenção de estradas e pontes até palestras e seminários “que agregam muito no nosso dia a dia”.

 

 

plugins premium WordPress