Cães pastores podem diminuir custo e aumentar produtividade em rebanho

-

5683-carneiros-10-de-20O uso de cães pastores, além de ser uma prática com custo baixo, ainda pode contribuir para aumentar a produtividade e bem estar animal. Os cães da raça border collie podem pastorear gado, ovelhas, patos, galinhas, entre outros animais. A experiência está sendo apresentada pela Associação Centro-Oeste de Pastoreio (Acopas) durante a 19ª. edição do Showtec, em Maracaju, que segue nesta sexta-feira (23), até as 18 horas.

De acordo com o vice-presidente da instituição, Marcelo Monteiro, “os animais pastoreados pelos cães respondem melhor do que pelo manejo humano, com uma diminuição de estresse e, com isso há aumento de produtividade”, explica. Um cão consegue pastorear até 300 ovelhas ou até 100 cabeças de gado, em até mil metros de distância.

O investimento para aquisição do animal não ultrapassa R$ 2 mil e a média de custo mensal de manutenção é de R$ 50,00 para compra de ração. A raça não apresenta registro de problemas de saúde. “Eles têm uma boa resistência”, comenta Marcelo.

A raça border collie, criada especificamente para esse trabalho, comum nos países da Inglaterra e Escocia, ainda é pouco explorada no Brasil. Outras raças também podem ser utilizadas no pastoreio de animais, como Marenato, Australian Catte Dog ou Burriler.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
O evento, que segue até o dia 23 de janeiro de 2015, em Maracaju (MS), é realizado pela Fundação MS, tem como promotores o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), e patrocinadores Bayer CorpScience, Dow AgroSciences, Caixa e Prefeitura de Maracaju, além de contar com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Micro Empresas) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) como patrocinadores institucionais.

plugins premium WordPress