FIT apresenta espetáculos gratuitos nesta quinta-feira

-

Cena do espetáculo "Ambulante", que será apresentado hoje na Praça do Parque Alvorada. Foto: Divulgação.
Cena do espetáculo “Ambulante”, que será apresentado hoje na Praça do Parque Alvorada. Foto: Divulgação

Dois espetáculos gratuitos movimentam o 6º Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT) nesta quinta-feira (18): voltada para todas as idades, a peça “Ambulante” será encenada às 15 horas na praça do bairro Parque Alvorada, e, às 20 horas, no Teatro Municipal, o grupo douradense Mandi’o apresenta a montagem “Ara Pyahu”.

A Cia. Arte Negus, de São Paulo (SP), conta a história de “Figura” e “Ououou”, pessoas que já perderam tudo, mas não a esperança em realizar seus sonhos. Para isso, apostam no comércio informal para angariar o dinheiro necessário para seus desejos. O espetáculo “Ambulante”, criado em 2012 para ser apresentado em espaços públicos como ruas e praças, dialoga sobre esse universo de duas faces, uma de sonho e a outra materialista, um dualismo complementar, tal como a amizade dos dois personagens.

O grupo, fundado em 2007, tem como um de seus motes a crença no riso como elemento de comunicação extremamente eficaz e agente de transformação social, transmitindo conceitos complexos, questionamentos e poesia de forma cômica. O espetáculo tem início às 15 horas, na praça do bairro Parque Alvorada (ao lado da Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo). A classificação é livre.

Já apresentado em Dourados, Campo Grande e Bonito, no Festival de Inverno da cidade, e considerado um dos grandes espetáculos produzidos por um grupo originado no curso de Artes Cênicas da UFGD, “Ara Pyahu: Des/caminhos do contar-se” relata a história dos indígenas Guarani Kaiowá que transita entre nós e eles, seus mitos e notícias, dança e teatro, passos e caminhadas.

O Grupo Mandi’o foi formado na graduação de Artes Cênicas da UFGD e o espetáculo montado como trabalho de conclusão de curso. A apresentação começa às 20 horas, com entrada franca, no Teatro Municipal. A classificação é de 14 anos.

A programação completa do Festival, com datas, horários e sinopses, está em https://www.fitdourados.com/.

O FIT

O Festival Internacional de Teatro de Dourados é uma realização da UFGD, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e sua Coordenadoria de Cultura (COC) em parceria com a Organização Cultural e Artística de Dourados (OCA). Recebe apoio da Secretaria de Cultura de Dourados, da TV Morena, do Kikão Restaurante, da Salgaderia, do Senac, da Chilli Beans e do Le Café. O investimento é do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e do Estado de Mato Grosso do Sul.

Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.fitdourados.com/, pelo Facebook via facebook.com/fitdourados, pelo e-mail cultura@ufgd.edu.br e pelo telefone (67) 3410-2877.

"Ara Pyahu: Des/caminhos do contar-se", a ser apresentado hoje no Teatro Municipal. Foto: Divulgação
“Ara Pyahu: Des/caminhos do contar-se”, a ser apresentado hoje no Teatro Municipal. Foto: Divulgação
plugins premium WordPress