Acadêmicos farão assembleia e devem retirar apoio a docentes

-

Em debate maioria se mostrou a favor do fim do apoio. (Foto: Gizele Almeida/Arquivo)
Em debate maioria se mostrou a favor do fim do apoio. (Foto: Gizele Almeida/Arquivo)

Os acadêmicos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) se reunirão em assembleia no dia 02 de outubro para debater sobre a retirada do apoio a greve dos docentes que já dura mais de 100 dias. A reunião acontece depois de um debate o qual de acordo com a acadêmica de Ciências Contábeis, Gabriela Borges Silveira, a maioria se mostrou a favor de não apoiar mais o ato por conta dos prejuízos que o mesmo tem gerado aos universitários.

“Inicialmente nos posicionamos a favor, porém agora a paralisação já está se estendendo demais tem ficado difícil para nós. Muitos pagam aluguel, contratos com vans e outras coisas para manter os estudos aqui e esses custos correm e as aulas não, além de perdermos oportunidades de se inscrever em seleções, em especial os que já se formariam esse ano”, cita.

Os centros acadêmicos e o Diretório Central Estudantil têm convocado os estudantes para o debate. Ainda segundo a acadêmica, se a maioria definir por retirar o apoio, medidas serão analisadas em busca de pressionar o fim do ato.

“Nós debateremos as propostas de como fazer isso, como protestos, diálogo com os docentes e com a reitoria ou ainda um mandado de segurança se todos assim definirem”, disse.

Na semana passada um grupo de aproximadamente 30 alunos do quinto ano do curso de direito da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) entrou com um mandado de segurança com pedido de liminar, para garantir o retorno das aulasrelembre aqui

A assembleia está marcada para as 19h e acontecerá na unidade 1 da UFGD.

Professores continuam movimento sem sinalização de avanços

O Dourados News entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Docentes da UFGD, professor Fábio Perboni,para saber sobre o andamento das negociações e foi informado que não há perspectivas do término do movimento no momento, já que segundo ele, nenhum acordo foi proposto pelo Governo.

“Não há novidades, vamos continuar em greve, nada foi sinalizado até o momento e em assembleia nesta quarta-feira (30) a classe decidiu por manter o ato”, disse.

De acordo com o representante a categoria aguarda uma reunião com o Ministério da Educação juntamente com o do planejamento orçamental e gestão e a categoria para o dia 05 de outubro.

plugins premium WordPress