Curso de Pedagogia da UEMS de Maracaju é avaliado com conceito 4

-

Acadêmicos de pedagogia da Unidade de Maracaju. Foto: Divulgação
Acadêmicos de pedagogia da Unidade de Maracaju. Foto: Divulgação

O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Maracaju, foi avaliado com conceito final 4 no Processo de Renovação de Reconhecimento do Curso, conforme relatório da Comissão de Avaliação, da Secretaria de Estado da Educação e do Conselho Estadual de Educação.

Nesta análise a pontuação máxima recebida é cinco. Os aspectos da avaliação foram os seguintes: Organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e infraestrutura. Desse modo, foi concedido parecer favorável a renovação do Curso de Pedagogia – Licenciatura, por 5 anos, a partir de 1° de janeiro de 2015 à 31 de dezembro de 2019.

De acordo com o relator, Pedro Antônio Gonçalves Domingues, “A análise do processo e, principalmente, do relatório da Comissão de Avaliação nos permite concluir que o curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Maracaju é oferecido em condições bastantes satisfatórias, atendendo a um padrão de qualidade que se encontra muito próximo de colocar o curso numa condição de referência. Verifica-se que a atuação da coordenação é muito intensa e é apontada pela comissão como um fator importante para a qualidade adquirida pelo curso”, explica.

Dentre as áreas destacadas pela comissão de avaliação está a integração do curso de pedagogia da UEMS com as redes públicas de ensino do município. O TCC, atividades complementares e estágio curricular supervisionado, que se encontram com regulamentos próprios, articulando, de acordo com a necessidade e realidade local, a partir das orientações das diretrizes curriculares nacionais. Outros fatores que contribuíram para avaliação positiva do curso foram a titulação do corpo docente e a infraestrutura da Unidade que apresenta condições adequadas ao oferecimento de diversos cursos superiores.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Rita Carmen Richter, esse reconhecimento vem corroborar com os esforços dos gestores da universidade. “Não medimos esforços para fortalecer o curso de pedagogia, através de recursos financeiros e oferecimento de concurso público para docentes e técnicos administrativos. Temos plena consciência da importância do curso de formação de professores, que contempla a educação infantil e anos iniciais. O curso de pedagogia representa para os docentes e discentes o fortalecimento das bases da educação não só do município de Maracaju bem como dos assentamentos, das aldeias indígenas e dos municípios da região”, relata.

A oferta do Curso de Pedagogia na Unidade Universitária de Maracaju está pautada no compromisso com a aprendizagem dos alunos e alunas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas e particulares do Estado, e nos ambientes rurais que se encontram no entorno.

plugins premium WordPress