Estudantes e famílias se emocionam no primeiro dia de matrículas da UFGD

-

No dia de hoje, 16 de janeiro, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está fazendo as matrículas dos estudantes aprovados em primeira chamada no Vestibular 2017 para os cursos de Agronomia, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Geografia, História, Medicina, Nutrição, Psicologia, e Zootecnia. Mais do que um dia de lidar com documentos e papelada, esse é um momento que entra na história de vida de jovens e famílias inteiras.

Celanira Gauna Trilha não conseguiu conter as lágrimas ao ver a filha Taynara, 21 anos, se matriculando no curso de Medicina. “Nós moramos em Bonito, ela fez cursinho por três anos; e neste último ano ela estudou em casa, uma média de 12 a 14 horas por dia. Exigiu muita dedicação, e também foi desgastante emocionalmente. O pai dela chegou a sugerir que ela mudasse de curso, mas eu e ela nunca desacreditamos”, contou a mãe cheia de orgulho.

Os pais Luciano Pereira e Vanessa Paula Lemes Pereira também manifestaram o sentimento de realização ao ver o filho Lucas matriculando-se no curso de Educação Física. “As minhas duas filhas mais velhas já entraram na faculdade, elas foram um exemplo para o irmão mais novo”, conta Vanessa. Lucas é de Fátima do Sul e virá toda noite para estudar na UFGD. Ele estudava em escola pública, onde foi oferecido um cursinho gratuito.

Patrícia da Silva, 18 anos, fez o mesmo cursinho público em Fátima do Sul e com essa ajuda passou no curso de Nutrição. “Eu nem acreditei quando vi o resultado do vestibular, porque o curso é bem concorrido. É um curso que é da área da saúde e também tem química, biologia, que são disciplinas que eu gosto”, afirmou a jovem. A mãe, Maria Auxiliadora, aposentada, sabe que o vestibular foi só um desafio vencido e agora começa um caminho que também exige dedicação: “Toda noite ela vai vir pra estudar, é puxado. Se eu tivesse a oportunidade, teria feito Pedagogia, hoje em dia é mais fácil estudar. Quero que ela pegue firme e termine os estudos. Eu vou fazer tudo o que eu puder para ela se formar, sei que ela vai conseguir porque é uma menina muito inteligente”.

Alaine Arce Gutierres, 17 anos, veio à UFGD se matricular no curso de Nutrição. Sua família mora em uma fazenda em Bela Vista, e para se preparar para o vestibular ela fez o último ano do Ensino Médio numa escola pública na cidade de Ponta Porã. Apesar de ter sido aprovada em outros vestibulares, ela escolheu cursar na UFGD, por ser uma instituição pública e com qualidade reconhecida. “É muito gratificante ver a filha entrar na universidade, especialmente porque ela estudou até o 9º ano na escola rural. Sempre estudou em escola pública. Ela foi aprovada no vestibular porque se dedicou”, elogia o pai, João Alain Ferreira Guierres.

Germano Lima Alziro, 17 anos, mora na reserva indígena de Douradina e fez sua matrícula no curso de Geografia. “Esse é nosso terceiro filho, é o primeiro que entra na universidade porque a gente não tinha condição, não tinha dinheiro para mandar os outros estudar”, conta o pai, Severiano Alziro. “Tem o ônibus que leva pra Douradina e outro que leva na reserva, hoje é mais fácil de estudar”, considera o pai.

Informações sobre matrícula
Amanhã, dia 17, é dia de matricula para os aprovados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Matemática, Química, Sistemas de Informação, Física, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica.

Na quarta-feira, dia 18, devem se matricular os aprovados em Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Gestão Ambiental, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais, e Engenharia de Aquicultura.

Essa distribuição por cursos para matrícula tem a finalidade de evitar filas e melhor atender aos candidatos. As matrículas podem ser realizadas das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1.761 – Vila Progresso).

Todas as informações sobre os documentos necessários para fazer a matrícula estão disponíveis no Edital de Homologação CCS nº 44, onde consta a lista dos candidatos classificados em primeira chamada no Vestibular 2017 e também os prazos até a sexta chamada.

plugins premium WordPress