HU-UFGD terá Centro de Estudos para acadêmicos e residentes

-

Com o desenvolvimento do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) nos últimos anos, somado ao aumento do número de vagas para o curso de Medicina e ao progresso obtido nas residências, a demanda por novos espaços é uma realidade que vem sendo diariamente trabalhada pela administração da instituição.

Uma das necessidades, cuja solução foi firmada como compromisso pelo HU-UFGD, é a construção de um Centro de Estudos, local destinado a acadêmicos e residentes para o debate de casos clínicos, e que neste ano deixará de ser projeto para se materializar em um prédio de 897,86 metros quadrados.

Após análise, discussão e elaboração do projeto e realização de processo licitatório, o contrato para a construção do Centro foi assinado com a empresa vencedora no último dia 13 de janeiro, sendo 1º de fevereiro a previsão de início da obra.

Com orçamento de R$ 1.281.467,17, o Centro de Estudos do HU-UFGD terá uma infra-estrutura completa de salas administrativas, de reuniões e de discussão clínica. Serão sete espaços para a análise de casos com capacidade para 20 pessoas, podendo ser ampliados de acordo com a necessidade, já que haverá a instalação de paredes móveis.

O prédio contará, também, com auditório para 100 pessoas, biblioteca virtual e sala de videoconferência. E caso haja necessidade futura de ampliação, o projeto do Centro possibilita a construção de um segundo piso. Após a publicação da Ordem de Serviço do início das obras, a empresa terá 180 dias para concluir o trabalho.

Para o superintendente do HU-UFGD, professor Wedson Desidério Fernandes, somente com um ensino forte e de qualidade é que acontecerão mudanças no panorama médico profissional da região da Grande Dourados. “E a construção do Centro de Estudos do HU representa parte dos esforços que o hospital e a Universidade têm feito nesse sentido, oferecendo formação de referência e fortalecendo o ensino, dessa forma, aumentando a qualidade da assistência à saúde”, declara.

Espaço adequado

O gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, professor Emerson Henklain Ferruzzi, explica que, atualmente, estudantes e residentes passam pela discussão clínica em espaços improvisados, nas dependências do hospital. “A criação do Centro vai possibilitar o melhor aproveitamento desses momentos de estudo, em locais adequadamente equipados e que podem agregar grupos maiores de alunos”, afirma.

Previsto para ser integrado aos espaços das clínicas médica e cirúrgica, o Centro de Estudos será usado pelos cerca de 40 residentes das áreas médica e multiprofissional e 200 estudantes universitários que, diariamente, estão no HU. Além de acadêmicos da UFGD, o hospital recebe alunos de outras instituições que estagiam no local.

A residente de Pediatria Romina C. Brignardello Gómez diz que pela discussão clínica os alunos tomam conhecimento de casos interessantes registrados no hospital, os quais, ao serem analisados, enriquecem sua formação. “Hoje, por falta de local apropriado, discutimos em pequenos grupos, com o preceptor, mas não em salas de fato. A construção do Centro é muito importante”, conta a médica de nacionalidade paraguaia que vive em Dourados desde março do ano passado.

Pelos programas de residência, os profissionais devem cumprir 60 horas semanais no HU-UFGD, muitas das quais são voltadas a esses debates clínicos. Além disso, estudantes que participam de pesquisas terão lugar adequado para preparar trabalhos e apresentações.

E para que o novo prédio alie funcionalidade à tecnologia, HU-UFGD já está preparando licitações para a compra dos equipamentos que vão aparelhar o local como computadores, mobiliário e eletroeletrônicos.

plugins premium WordPress