Palestrante fala sobre gestão de carreira para administradores

-

Taiguara Onishi
Taiguara Onishi é referência em aprimoramento nas áreas de gestão de carreira e de pessoas. (Foto: Divulgação)

Com foco na gestão de carreiras, o palestrante Taiguara Onishi, trainer na área de manager, falou sobre os principais elementos para um profissional obter e manter o sucesso na carreira. O evento foi realizado no anfiteatro do bloco 10 da UNIGRAN, onde estiveram presentes professores e alunos do curso de Administração desta Instituição, além de profissionais que já atuam na área e empresários da cidade.

Onishi destacou os cinco principais elementos que precisam ser considerados quando pensamos em gestão de carreira, são eles: Relações humanas; autoconfiança; capacidade de comunicação; liderança e estresse no trabalho. Sobre o primeiro quesito enfatizou que aquele chamado “jogo de cintura” é fundamental, sendo um item de grande peso as habilidades voltadas para as relações interpessoais. Com relação a comunicação, por exemplo, é necessário que o profissional busque aperfeiçoamento nessa área, pois não é raro nos depararmos com pessoas que tem grandes ideias, mas possuem enorme dificuldade de expressá-las.

O trainer ensina que nunca é tarde para começar, assim, o primeiro passo é olhar para si de fora para dentro, de modo que consiga detectar, dentro dos cinco elementos acima citados, aqueles onde há mais deficiência. Depois é preciso separar os ‘problemas’ dos ‘fatos’, já que os primeiros podemos encontrar uma solução, já o segundo é necessário aprender a conviver da forma menos onerosa possível.

O coordenador do curso de Administração da UNIGRAN, Valdir da Costa Pereira, ressalta a importância deste tipo de conhecimento, que faz com o que os novos profissionais já comecem a pensar no tema ainda na faculdade. Assim, podem tornar a gestão da carreira algo perene, constante e não esporádico. “O nosso curso nasceu junto com a UNIGRAN em 1976 e passados mais de 40 anos se mantém na vanguarda, sendo uma referência no país não só por sua longevidade, mas também pela excelente nota que possui nas avaliações do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), então o conhecimento que um palestrante como Taiguara proporciona a nossos acadêmicos um visão mais ampla da carreira que certamente o tornará um profissional mais completa e engajado”, complementou.

Também presente na ocasião, o presidente do CRA-MS (Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul), Alex Sandre Rodrigo Cazelli, disse ser louvável que palestras como esta, que fazem parte do Cipad (Ciclo de Palestras de Administração), sejam descentralizadas e ocorram em todo o estado, não apenas na capital. “O conteúdo abordado nesta palestra não foi escolhido aleatoriamente, pois realizamos uma pesquisa com acadêmicos e profissionais e constatamos que a maior necessidade de todos, neste momento, é incrementar o conhecimento quanto a gestão da carreira. Então nesta oportunidade demos o primeiro rumo a esse objetivo”, finalizou.

plugins premium WordPress