UEMS recebe membros da Nebraska University

-

A reunião com os representantes da Nebraska University aconteceu na última sexta-feira (14). Foto: Divulgação
A reunião com os representantes da Nebraska University aconteceu na última sexta-feira (14). Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebeu na última sexta-feira, 14, dois representantes da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, para negociações de futuros convênios. O pró-reitor de ensino, Jerald Fox e o assessor de relações internacionais, Charles J. Bicak, visitaram Dourados, de quarta-feira a sábado, conhecendo a UEMS, a Prefeitura Municipal, a Embrapa e a UFGD.

Esta é uma política de ação social em que os estados norte-americanos apoiam países em desenvolvimento, que tenham semelhanças físicas e econômicas. Isto levou o estado do Nebraska a visitar o Mato Grosso do Sul e a cidade de Kearney escolher Dourados para ser coirmã (Kearney é uma cidade com a população semelhante a Dourados, com perfil agrícola e tem uma universidade com aproximadamente 7 mil alunos).

Segundo o assessor de relações internacionais, Charles J Bicak, “A ideia de cidades co-irmãs é buscar intercâmbio gratuito entre visitantes das duas instituições. Do mesmo modo isso deverá acontecer aqui no Mato Grosso do Sul”, explica. O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, ressalta a importância de convênio, “certamente esta parceria pode trazer benefícios a UEMS, pois a Universidade ficará mais evidente no cenário internacional”.

Uma das similaridades da Nebraska University e a UEMS é o fato de que as duas Universidades foram criadas com o objetivo de preparar mão de obra de professores da educação básica. Quando os cursos de licenciatura se fortaleceram, outros foram criados e qualificados nas demais áreas do conhecimento, fortalecendo o ensino, pesquisa e extensão.

O pró-reitor de ensino, Jerald Fox, diz ter muito à aprender com a UEMS. “Estamos interessados nos sistemas de cotas, pois a Nebraska University está recebendo cada vez mais latinos e hispânicos”, explica. Nesse sentido, a UEMS foi a primeira Universidade a atender a legislações estaduais, implementando cotas para negros e indígenas.

Um exemplo de cidade coirmã é Treze Tílias, em Santa Catarina, que é co-irmã de uma cidade na região de Tirol na Áustria. Com isso a Áustria investe em tecnologia do laticínio (produção forte na região), urbaniza a cidade, entre outros setores. Essas parcerias têm rendido bons resultados no desenvolvimento dessas cidades envolvidas.

Sobre a Nebraska University

A University of Nebraska at Kearney é uma das dez melhores universidades públicas da região central dos Estados Unidos. Fica localizada na cidade de Kearney, no estado de Nebraska, um município universitário, com cerca de 32 mil habitantes. Com grande investimento em esportes e eventos culturais durante todo o ano, a UNK tem hoje mais de 170 cursos e um bom programa para estudantes estrangeiros. Atualmente, recebe 600 alunos de outros países.

plugins premium WordPress