UFGD propõe projeto de biogás em parceria com a Alemanha

-

De 21 a 27 de março, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) recebeu o Prof. Dr. Satyanarayana Narra, da Universidade de Ciências Aplicadas da cidade de Lübeck, na Alemanha, para aprimorar a proposta do projeto “Produção de biogás a partir de resíduos e purificação da água” e continuar os trâmites em busca de sua viabilidade.

O projeto pretende ser realizado com o curso de Engenharia de Energia, da Faculdade de Engenharia (FAEN) da UFGD, por meio dos professores doutores Clivaldo Oliveira, Omar Seye e Robson Leal da Silva e provavelmente será executado em dois anos, a partir de julho de 2015.

A iniciativa será possível por meio do Programa NoPa (Novas Parcerias), da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em conjunto com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), e tem como objetivo promover a cooperação acadêmica especificamente entre o Brasil e a Alemanha. O programa busca desenvolver projetos em duas linhas: “Proteção e Uso Sustentável das Florestas Tropicais” e “Energias Renováveis e Eficiência Energética”.

Durante a semana em que ficou em Dourados, o professor Narra conheceu a UFGD e a estrutura da Faculdade de Engenharia (FAEN), seus laboratórios, equipamentos e servidores. Essa foi a primeira vez que esteve em Dourados e a segunda visita que faz ao Brasil, sendo que a primeira foi justamente como conferencista pelo DAAD, no ano passado, no Rio de Janeiro. Atividade que realizou também em 2015, de 16 a 21 de março, antes de seguir viagem para Dourados.

Sobre a UFGD, o professor Narra conta que foi bem recebido e que gostou da visita e de conhecer os colegas da FAEN, com quem vai desenvolver o projeto. A estrutura da faculdade e a atmosfera de trabalho seriam semelhantes às da universidade em que trabalha na Alemanha, o que o deixou feliz com essa parceria. Aparentemente, a diferença entre as universidades seria a de que a UFGD possui um amplo espaço aberto na Unidade 2, que no caso da Alemanha seria reduzido.

Como parte da agenda do professor Narra na UFGD, foi ministrada na última quinta-feira (26) a palestra “Processing and Refinement of Raw, Residue and Waste Materials” para os alunos da FAEN, abordando os projetos que desenvolve em sua universidade e em articulação com empresas privadas. No mesmo dia, os professores Narra e Clivaldo Oliveira fizeram uma visita técnica ao Senai.

Outras informações

Na Capes
https://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/nopa

No DAAD
https://www.nopa-brasil.net

plugins premium WordPress