Com novo comando, Acems fecha convênio com FFMS e projeta encontro

-

Coca (de verde) ao lado do ex-presidente Marcos Silvestre. Novo comando na Acems. Foto: Divulgação
Coca (de verde) ao lado do ex-presidente Marcos Silvestre. Novo comando na Acems. Foto: Divulgação

A Associação dos Cronistas Esportivos de Mato Grosso do Sul (Acems) tem novo presidente desde a renúncia de Marcos Antônio Silvestre no início do ano por motivos profissionais. Antônio Coca, até então vice, assume a entidade e tem pela frente a participação dos filiados na temporada 2015 do futebol profissional e outras decisões. De novidade, a organização de um encontro estadual de cronistas logo após o Campeonato Estadual. “Precisamos debater nossa atividade para crescermos”, decreta.

O primeiro passo do novo comando da Acems é disciplinar a atividade e, para isso, um acordo com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) deve ser assinado nesta sexta-feira e já deve valer para a segunda rodada do Estadual. “Já acertamos os detalhes com o presidente Francisco Cezário e, para entrar em campo para cobrir as partidas apenas com o registro da Acems. Os clubes mandantes e delegados ficarão encarregados de fiscalizar e impedir que pessoas não autorizadas estejam dentro do campo de jogo”, explica o novo presidente. De acordo com ele, o convênio será nos moldes já exercido pela CBF e Federação Catarinense de Futebol, com a Acems sendo a responsável pelo credenciamento para os jogos.

A medida, segundo Coca, vai evitar, entre outras coisas, que torcedores se passem por jornalistas e criem problemas dentro do estádio ou até no campo de jogo. “Já tivemos casos de cronista estar em campo trabalhando com a camisa do time e se meter em confusão. Vamos tentar evitar isso dando acesso ao campo e às cabines de rádios e TV`s apenas aos cadastrados”. O acordo, afirma ele, vale também para eventuais jogos nacionais no Estado. “Para evitar que convidados estejam no campo disputando lugar com àqueles que estão trabalhando. Torcedores convidados devem ficar nas cadeiras ou arquibancadas”. Nestes, acesso ao campo de jornalistas apenas com o credenciamento da Acems.

Na primeira rodada, neste fim de semana, as credenciais de 2014 ainda valem, mas Coca espera que já na segunda, apenas profissionais já com o credenciamento renovado, trabalhe. “Já estamos entregando as novas carteirinhas para àqueles cronistas e veículos que cobrem o Estadual todos os anos. Novos devem nos procurar o mais rápido possível. É um processo simples e rápido”, explica.

Encontro

Primeiro presidente do interior na Acems, o douradense Antônio Coca assume a entidade em busca, segundo ele, de uma integração maior entre a categoria. Já se colocando como candidato nas próximas eleições, ainda sem data definida, Coca aposta em alternância no comando da entidade. “Todos os nossos presidentes foram da Capital, sendo que no interior temos um número muito maior de cronistas. Mas não é por isso que o comando deve ser também eternamente do interior. Podemos fazer um rodízio e assim ouvir todos os lados”.

Nos planos ainda, um encontro estadual de cronistas após o Campeonato Estadual. “Estou fazendo o levantamento dos custos para que isso seja possível, trazer um

palestrante. Nós nos encontramos nos estádios durante os jogos, mas é importante termos um momento para discutirmos a categoria, trocarmos ideias”. Se acontecer, o primeiro evento deve discutir a possibilidade ou não da Acems aceitar o convite para se filiar à Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB). Hoje, a entidade é ligada à Abrace. “Em agosto temos o congresso nacional e precisamos ir com uma decisão tomada, até porque Marcos Silvestre é o presidente do conselho da Abrace”.

plugins premium WordPress