Gaeco prende quadrilha que estocava droga em Dourados

-

gaeco-operacao-3O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público deflagrou na madrugada desta quinta-feira (27) uma operação para prender uma associação criminosa suspeita de usar carros de luxo para transportar drogas do Paraguai para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Estão sendo cumpridos 21 mandados de prisão, 15 de busca e apreensão e 8 de sequestro de bens. Durante as investigações, outras 20 pessoas foram presas.

A investigação da polícia começou há oito meses. Ao todo, foram apreendidas oito toneladas de maconha na operação. A cidade de Coronel Sapucaia (MS) era uma das portas de entrada da droga, que era vendida para todo o Brasil. Os bandidos estocavam a maconha em casas da cidade, e de Dourados (MS), município vizinho.

O transporte dos entorpecentes era feito em carros roubados em Goiás e São Paulo, onde eram abastecidos e levados até o Mato Grosso do Sul. Segundo investigadores, alguns carros também eram levados em caminhões cegonha, misturados a outros veículos, para não levantar suspeitas. Uma característica da associação é que ela sempre usava veículos de luxo no transporte.

Suspeita de integrar a quadrilha postou foto exibindo lancha em rede social. Foto: Reprodução/TV Globo
Suspeita de integrar a quadrilha postou foto exibindo lancha em rede social. Foto: Reprodução/TV Globo

Nas estradas, a quadrilha mantinha olheiros que avisavam os motoristas que viajavam com a maconha se havia polícia por perto. Já a logística dos carros que transportavam a droga, muitas vezes, era coordenada por pessoas que já estão presas. Os detentos negociavam tudo de dentro dos presídios, por celular.

Segundo a polícia, membros da quadrilha postavam fotos em veículos de luxo em redes sociais. Foto: Reprodução/TV Globo
Segundo a polícia, membros da quadrilha postavam fotos em veículos de luxo em redes sociais. Foto: Reprodução/TV Globo

Em escutas telefônicas, feitas com autorização da Justiça, os integrantes da quadrilha aparecem negociando armas. Um dos presos aparece em uma ligação telefônica fazendo planos com o lucro do tráfico de drogas:

Detento: Quero sair da cadeia e sair com pelos menos uns R$ 500 mil.

Mulher: Eu ligada.

Detento: Daqui a dez dias, eu estou na rua. Eu não vou mais morar no Brasil, não.

Mulher: Quer morar onde, amigo?

Detento: Vou morar em outro paisinho, aí. Já está tudo acertado. Já comprei casa pra lá.

plugins premium WordPress