HU-UFGD recepciona novos colaboradores e residentes?

-

A semana está sendo de boas-vindas no Hospital Universitário da Unidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). Na segunda-feira (2) foram recebidos 24 novos residentes das áreas Médica e Multiprofissional e ontem (5) foi realizado o dia de integração de 16 colaboradores recém contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Como já vem se tornando tradição no HU-UFGD, os residentes foram recepcionados durante a cerimônia de abertura das aulas, realizada na manhã de segunda-feira. Estiveram presentes professores, preceptores, coordenadores dos programas de residência, gerentes e o superintendente do HU-UFGD, professor Wedson Desidério Fernandes.

Uma semana após a formatura da quarta turma dos programas de residência do Hospital, os novos alunos, 12 da área Médica e 12 da área Multiprofissional, foram apresentados aos profissionais que os orientarão nos próximos anos, sendo que muitos dos estudantes já são familiarizados ao HU-UFGD, por serem egressos de cursos de graduação da Universidade.

É a realidade do nutricionista Adolfo Santos, de 23 anos, que se formou na UFGD em 2014 e já ingressou no programa de Residência Multiprofissional. Natural de Corumbá, ele optou pela área de Atenção em Saúde Indígena por considerar que é um público carente de atendimento humanizado. “Durante o estágio da graduação tive bastante contato com a população indígena e pude vivenciar casos de desnutrição, o que me motivou a seguir nessa linha de formação”, relatou.

Também graduados pela UFGD no ano de 2014, os médicos Thayse Capel, de 32 anos, e Maico Ono, de 31, decidiram continuar na Instituição ingressando na residência em Pediatria. Os dois citaram como fator predominante a acolhida que tiveram por parte da equipe que trabalhou com eles durante o internato. “Tive um bom acolhimento aqui durante a faculdade e acabei optando por ficar”, comentou a recém-formada.

Para Maico, a residência do HU-UFGD tem apresentado grande desenvolvimento nos últimos anos e também cabe aos estudantes colaborarem neste processo. “Problemas existem em todas as instituições, mas nós temos que trabalhar para consertar o que ainda não estiver de acordo”, afirmou.

O gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, professor Emerson Henklain Ferruzzi, se disse satisfeito com o regresso de vários alunos da graduação e também com a vinda de muitos estudantes de fora do estado, enfatizando que no Hospital é dado grande valor ao contato entre preceptores e residentes. “A residência é o campo de treinamento do recém-formado em uma especialidade. Sendo o HU-UFGD uma instituição de médio porte, podemos intensificar a dedicação dos preceptores e professores ao aluno, o que gera um vínculo forte e beneficia a aprendizagem”, explicou.

Apontando os residentes como figuras essenciais dentro do Hospital, o superintendente Wedson Desidério Fernandes comemorou a entrada da nova turma por representar a concretização de um dos principais objetivos da administração do HU-UFGD. “Cada vez mais trabalhamos pela formação de profissionais que possam atender a região da Grande Dourados, diminuindo o déficit de trabalhadores na área da saúde”, declarou.

Novos colaboradores

Aprovados em concurso da EBSERH, 16 novos funcionários das áreas administrativa, assistencial e médica assinaram contrato ontem e participaram da programação de integração ao HU-UFGD, evento que tem por objetivo acolher os colaboradores e apresentá-los ao ambiente de trabalho.

Após o credenciamento e a distribuição de kits, os recém-chegados foram contemplados com uma apresentação musical, procedida de uma palestra institucional proferida pelo superintendente, que abordou um breve histórico do Hospital, desde sua criação em julho de 2004 até a adesão à gestão da EBSERH, em 2013, seguido de uma explanação sobre os principais serviços prestados pelo HU-UFGD.

Em seguida, foi a vez do gerente de Administração e Planejamento, professor Agenor Pereira de Azevedo, falar sobre o funcionamento do hospital sob a visão técnica, enfatizando dados de infra-estrutura e de pessoal.

Ao longo do dia, ainda foram expostas aos novos colaboradores informações sobre as rotinas de trabalho, a política de capacitação, a avaliação de desempenho, a importância da segurança no trabalho e as precauções que devem ser tomadas para o controle da infecção hospitalar, entre outros temas.

Para o professor Wedson Desidério Fernandes, a entrada de novos colaboradores no HU-UFGD faz parte do processo de melhoria de gestão. “Com essa recepção, continuamos a correção das faltas existentes em vários setores, melhorando o atendimento aos nossos pacientes”, concluiu.

Atualmente, o Hospital conta com 410 funcionários contratados pela EBSERH, além de 440 servidores da UFGD, 88 colaboradores da Fundação Municipal de Saúde de Dourados e 285 prestadores de serviço terceirizados.

plugins premium WordPress