Durante reunião neste dia 2 no gabinete do prefeito Ludimar Novais (PPS), foi apresentado o Plano de Ações Integradas do Turismo na Fronteira do Brasil (Mato Grosso do Sul) e Paraguai (XIII Departamento de Amambay). O objetivo do Plano é fomentar o desenvolvimento da atividade turística de maneira integrada na Fronteira, unindo forças entre brasileiros e paraguaios.
O prefeito Ludimar Novais disse que está dando total apoio no desenvolvimento das Ações do Plano, destacando a importância da integração dos municípios da Faixa de Fronteira e reiterando a relevância da atividade turística no desenvolvimento econômico da região. Novais acredita que o turismo é uma importante ferramenta para alavancar o desenvolvimento de Ponta Porã e também de Pedro Juan Caballero.
A secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Michele Brizueña, disse que o Governo Municipal tem trabalhado no sentido de fortalecer as parcerias com as instituições, no sentido de fortalecer o turismo. “Nosso trabalho é desenvolvido com parcerias e temos buscado ampliar esse leque de parceiros para que possamos de fato ter um setor turístico desenvolvido em nossa região”, destacou.
Conforme as informações dos participantes da reunião, o Plano de Ações Integradas do Turismo na Fronteira do Brasil/Mato Grosso do Sul com o Paraguai/XIII Departamento de Amambay será administrado por uma Comissão formada por diversas entidades. As ações a serem desenvolvidas vão desde reorganização do trânsito, sinalização turística trilingue, passando pela inserção de “Noções Básicas de Turismo na Fronteira”, até acordo de cooperação de taxímetro a roteirizarão integrada, algumas estão previstas ainda para este ano, dezembro de 2014.
A proposta é fomentar o desenvolvimento do turismo na faixa de fronteira, por meio de implantação e fortalecimento dos recursos necessários para que a região, seja competitiva no mercado turístico regional, nacional e internacional, bem como possa trabalhar em parceria com outros destinos turísticos já consolidados e em consolidação nos dois países, como Bonito, Bela Vista, Jardim, Porto Murtinho, Antonio João, Ponta Porã, a Capital Campo Grande, dentre outros presentes da faixa de fronteira do Brail e dos Departamentos de Amambay, Concepcion, Canindeyú, Alto Paraná, Itapuá, a Capital Assunção, dentre outros do Paraguai.
A idealização desse Plano se deu através da parceria entre SENATUR (Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai), Governo do XIII Departamento de Amambay (PY), Governo do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDTUR/MS), Municipalidad de Pedro Juan Caballero (PY), Municipalidad de Bella Vista (PY), Municipalidad de Zanja Puytã (PY), Municipalidd de Capitan José Matias Bado (PY), Prefeitura Municipal de Ponta Porã (MS), Prefeitura Municipal de Antonio João (MS), Prefeitua Municipal de Bonito/Bela Vista (MS), Ponta Porã sem Fronteiras Convention & Visitors Bureau (PPC&VB), CNC/FERCOMÉRCIO – MS, SEBRAE-MS, Câmara de Turismo, Indústria e Comércio de Pedro Juan Caballero (PY) e Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã.