Policiais Federais e Policiais Rodoviários Federais e Analistas e Auditores da Receita Federal realizaram ontem algumas manifestação para reivindicar a implementação imediata da lei que prevê a indenização de fronteira, criada em setembro do ano passado e até agora não regularizada pela presidente Dilma. Na BR 163 entre Dourados e Ponta Porã, os servidores federais e agentes serviram bolo aos motoristas. Eles “comemoravam” um ano da aprovação sem a sua devida implementação. A tarde a manifestação aconteceu em Corumbá.
A indenização cobrada pelos manifestantes está na Lei 12.855, de 3 de setembro do ano passado, e representa um valor a ser pago aos servidores das várias categorias que trabalham em fronteiras e locais de difícil acesso e surgiu do Plano Estratégico de Fronteira, criado pelo próprio governo federal em 2011, para reforçar a segurança e promover ações coordenadas entre as Forças Armadas, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. A indenização seria um estímulo ao servidor para permanecer no local por mais tempo.
De acordo com o representante sindical da Polícia Federal em Dourados, Marcos Peixoto, a manifestação foi um sucesso e que a adesão foi acima do esperado. “Esperamos que não sejam necessárias outras manifestações. Acreditamos que haverá uma sensibilização por parte do Governo Federal e que o problema seja resolvido. Já existe dotação orçamentária para o pagamento da diária. Falta somente um pouco de vontade”, garantiu o sindicalista.