Através de um trabalho em conjunto, entre o Governo Municipal de Ponta Porã, do Prefeito Ludimar Novais, através do Secretário de Agricultura e Abastecimento, André Cardinal, do Ministério da Agricultura, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e dos assentados de todo território municipal, recebem pela 1º vez o curso de formação de agente em saúde agropecuário.
A aula inaugural aconteceu nesta terça-feira, 09 de setembro, no núcleo do Assentamento Boa Vista, e as aulas serão ministradas pelos médicos veterinários Dr. Gelson Sandoval Junior e pelo Dr. Luciano Fabrizio que são fiscais estaduais do IAGRO, e contou com a presença do Prefeito Ludimar Novais, do secretário municipal de agricultura e abastecimento, André Cardinal, do secretário municipal de obras e urbanismo, João Sandri, do secretário de comunicação, Ricardo Zacarias, do produtor rural Herman Vargas, e de vários alunos matriculados para esta primeira etapa.
O programa do Ministério da Agricultura tem por objetivo promover, manter e recuperar a saúde dos animais e dos vegetais, bem como, garantir a qualidade dos produtos e subprodutos de origem animal (carne, leite, ovos e outros), e vegetal (grãos, frutas, verduras, sementes e outros) e fazer com que o próprio homem do campo seja o fiscalizador da defesa sanitária animal e vegetal, especialmente em campanhas de vacinação, comercialização e uso de agrotóxicos, vazio sanitário da soja e atuação em focos de doenças animais (febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, anemia, teníase) entre outros.
As aulas que acontecem na própria área rural, são acompanhadas de uma apostila de “Gestoria de Educação Sanitária Animal e Vegetal”, além de cartilhas ilustrativas com práticas passo a passo de cuidados e boas práticas que se deva ter no campo, como em ordenhas, aqüicultura, apicultura, sanidade na citricultura, no uso correto de agrotóxicos, e na prevenção e tratamento de doenças como raiva nos herbívoros, mal da vaca louca, hidatidose, doença de newcastle, gripe aviária, artrite encefalite caprina entre outros.
O Secretário de Agricultura Municipal, André Cardinal, agradeceu a presença dos alunos e ressaltou a importância da qualificação do homem do campo, “sempre que eu tenho oportunidade faço cursos de qualificação, aproveitem esta oportunidade, e tirem o máximo de conhecimento”.
Ludimar manifestou que a meta é atender todos os assentamentos “estamos trabalhando para atender os assentados com estrutura e a qualificação do homem do campo, temos muito trabalho, pois o descaso e o abandono duraram décadas, era uma política contra os assentados, mas hoje a realidade já é outra, eu acredito no assentamento” concluiu.
A meta do trabalho em conjunto é atingir todos os grupos dentro de cada um dos assentamentos que fazem parte do município de Ponta Porã, entre os quais Assentamento Boa Vista, Aba da Serra, Nova Era, Assentamento Corona, Dorcelina e Itamarati I e II.