Cães contaminados com leishmaniose colocam em risco a saúde da população

-

O médico veterinário Avelino de Osti, coordenador do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), informou que os cães da senhora Geralda Sebastiana dos Santos, estão colocando em risco a saúde da população. Ele fala que os animais estão contaminados com leishmaniose, conforme os exames realizados na rede pública.

Segundo o veterinário foram realizados exames que constataram que os cães contraíram leishmaniose. “No dia 7 de agosto esses animais foram entregues para a dona Geralda para que ela providenciasse no prazo máximo de 15 dias contraprovas, mas até hoje os exames não chegaram ao CCZ”.

Avelino explica que os animais foram levados da casa com autorização da proprietária e quando devolvidos, ela e a presidente da ONG “Irmandade das Patinhas”, assinaram termo de responsabilidade, se comprometendo a apresentar as contraprovas ou entregar os animais como está previsto na lei, mas isso não ocorreu até agora.

O médico veterinário conta que a proprietária registrou boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil e quando esteve lá para conversar com o delegado, o mesmo mostrou exames de contraprovas feitos pela proprietária doa animais, sendo que um deu resultado positivo e outro não definiu se é ou não positivo.

“Como o prazo da proprietária está vencido, os animais com leishmaniose colocam em risco a saúde de outros animais e da própria população, já que a doença pode ser transmitida através da picada do mosquito, vamos comunicar o caso ao Ministério Público Estadual para que a situação seja resolvida”, disse o coordenador do CCZ.

De acordo com o veterinário, a recomendação do Ministério da Agricultura do Brasil é para que os animais contaminados com doença como leishmaniose sejam submetidos ao processo de eutanásia. “É um caso que requer a compreensão do proprietário dos animais porque se trata de um problema que envolve a saúde das pessoas”, ressalta.

plugins premium WordPress