HU recebe Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde

-

Durante três dias (7, 10 e 11 de agosto), duas avaliadoras do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS) estiveram no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) para verificação dos processos de gestão e trabalho, por meio, principalmente, de comprovação documental.

Segundo relato das avaliadoras Ana Cecília Demarqui Machado e Catiucia Aparecida da Silva, pelo que foi observado, o HU-UFGD caminha para ser um exemplo de sucesso na adoção de boas práticas. Entre os pontos de destaque, foi citado o Plano Diretor Estratégico (PDE) do Hospital, que contempla os princípios e a metodologia preconizados pelo Ministério da Saúde para os estabelecimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde.

Outra etapa do PNASS prevê a avaliação de satisfação dos usuários, a ser ainda realizada. Os resultados consolidados serão disponibilizados em 2016 e, a partir daí, será estabelecida também a periodicidade da avaliação dos estabelecimentos pelo PNASS.

Ao final dos trabalhos, na terça-feira (11), as avaliadoras se reuniram com os representantes dos diversos setores do hospital para um relato extraoficial das observações colhidas e dos resultados preliminares.

Programa

O PNASS tem como objetivo geral avaliar a eficiência, eficácia e efetividade das estruturas, processos e resultados relacionados ao risco, acesso e satisfação dos cidadãos frente aos serviços de saúde do SUS, buscando a apreensão mais completa e abrangente possível da suas realidades, em suas diferentes dimensões, na busca da resolubilidade e qualidade.

De acordo com a Portaria n.º 28, de 8 de janeiro de 2015, do Ministério da Saúde, o Programa tem como objetivos específicos incentivar a cultura avaliativa dos gestores para os serviços de saúde; fomentar a cultura avaliativa nos estabelecimentos; ser instrumento de apoio à gestão do SUS; produzir conhecimento qualitativo da rede de serviços de saúde; implementar padrões de conformidade dos serviços; incorporar indicadores de produção e possibilitar a observação de experiências exitosas para melhoria da qualidade local.

A avaliação do PNASS teve início em junho, em todo o território nacional. Um Roteiro de Itens de Verificação será aplicado em 2.589 estabelecimentos de saúde que atenderam aos critérios do programa. Além disso, será realizada a pesquisa de satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido nos serviços avaliados pelo PNASS.

Em Mato Grosso do Sul, o Programa abrange 21 hospitais (quatro deles em Dourados), dois centros especializados em reabilitação, seis estabelecimentos de terapia renal substitutiva e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Os estabelecimentos serão avaliados nas seguintes dimensões: estrutura; processos de trabalho; resultados relacionados ao risco; e satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido.

plugins premium WordPress