A Igreja Adventista completará 100 anos de instalação em Ponta Porã. Ela surgiu no município através do casal Amaral, no ano de 1915. Argentinos, eles vieram para o município onde começaram a divulgar as doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Surgiu então um pequeno grupo de pessoas interessadas, e mesmo com as dificuldades por conta da falta de estradas e de transportes adequados, o casal perseverou, tendo recebido apoio de pessoas do país vizinho, o Paraguai.
Com isso, no mesmo ano, eles conseguiram evangelizar quatro pessoas, sendo essas as primeiras batizadas pela igreja em Ponta Porã, pelo Pastor Santiago Mangold, da Argentina.
Em 1919, Egídio Machado e Antônio Inácio de Souza, missionários da Igreja Adventista que evangelizavam através de livros e revistas religiosos, chegaram para fortalecer a fé dos novos fiéis e do grupo de seguidores.
Em 1922 foi realizado o segundo batismo na cidade de Ponta Porã, resultado dos testemunhos da costureira adventista Laudelina Cuermann e sua filha Alba Rosa Abdo aos seus fregueses.
Após três décadas, em torno do ano de 1950, as famílias foram organizadas como Igreja Adventista no município, pelo evangelizador da cidade, Sr. Olival M. Costa, e pelo presidente da igreja na época, Pastor Oscar Luiz dos Reis.
Por alguns anos, as reuniões foram realizadas em casas de membros da igreja, e depois foi arrumado um salão na Rua 7 de Setembro, sem número. Em 1956, foi dado início à construção do templo de adoração a Deus, tendo como umas das principais colaboradoras Helena do Amaral Ayala, que muito lutou para a aquisição dos materiais, além da mão de obra realizada pelo seu esposo, Pramácio Ayala, junto com alguns construtores do Paraguai.
O templo, situado atualmente na Avenida Brasil, 3807, foi inaugurado em 1958, pelo Pastor Oscar.
Escola Primária
Ainda em 1958, sob orientação do Prof. Paulo Dobelin, teve início a construção de uma escola primaria que começou a funcionar no ano 1963, tendo como diretor Silvio Fernandes e nos anos posteriores, Paulo Dobelin, Bernibal Antônio Prato, Esmeraldo Bertazzo, Amador Alves Campos e Antônio Salles que tiveram a frente da escola.
O atual presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira, a advogada Rosane Marino, Roberto Derzi, Marcelo Derzi e João Manoel Nunes de Oliveira foram alguns dos alunos que frequentaram a Escola Primaria Adventista, que procurava transmitir aos seus alunos um ensino voltado à formação do cidadão, baseada nos princípios Bíblicos cristãos.
História
A Igreja Adventista foi organizada pela primeira vez em 1863, nos Estados Unidos, e segundo dados de 2013, ela tem atualmente cerca de 18 milhões de membros, que creem na Bíblia como uma revelação de Deus literal para os dias atuais.
Conforme a religião, Deus é o eterno pai, é criador justo e compassivo. As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo.
Nesta Palavra, Deus transmitiu ao homem o conhecimento necessário para a salvação. Constituem o padrão de caráter, a prova da experiência, o autorizado revelador de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na História. As qualidades e os poderes manifestos no Filho e no Espírito Santo também constituem revelações do Pai.