Os candidatos a prefeito e vice na sucessão municipal em Porto Murtinho, Derlei Delevatti e Maria Lucia Barbosa Ribeiro, ambos do PSDB, estão sendo investigados por abuso de poder político e econômico em sua campanha eleitoral.
A denúncia foi formalizada à Justiça Eleitoral pela Coligação Juntos por Porto Murtinho, que tem Rosangela Baptista como candidata à prefeita pelo PMDB, e pede a apuração dos fatos para aplicação das penalidades legais aos candidatos do PSDB.
De acordo com o advogado Marcelo Balduino, que representa a coligação denunciante, a ação tem por objeto a penalização dos denunciados para garantir a legitimidade das eleições contra o abuso de poder econômico relatado ao judiciário eleitoral. “Num momento em que todas as instituições clamam por eleições limpas, é inaceitável e abominável o abuso de poder”, afirmou, justificando que não pode fornecer mais detalhes do processo, que segue em segredo de justiça, conforme determinada a lei.
O processo corre perante a Justiça Eleitoral da 20ª Zona Eleitoral, em Porto Murtinho.
Se acatada a ação pela justiça, os candidatos investigados poderão ter seus registros de candidatura cassados, além de ficar inelegíveis por até oito anos.