Mesmo tendo a opção de não precisar votar, a dona de casa, Maria Zani Carrascosa fez na manhã deste domingo, a mesma coisa que milhões de brasileiros. Foi até a sessão eleitoral para escolher o novo prefeito e os vereadores da cidade onde reside. A pensionista que mora em Dourados disse que o candidato dela precisava do voto para se eleger e por isso tinha um compromisso a cumprir.
Logo cedo foi até a escola Abigail Borralho onde em menos de cinco minutos votou e com o dever cumprido voltou para casa para ajudar a preparar o almoço da família que inclui filhos, netos e bisnetos.
Quem conhece a Dona Maria sabe que todos em todas as eleições ela faz questão de votar e não gosta que ninguém influencie na decisão dela. “Ela já veio convicta em quem votaria e não adianta tentar mudar o voto dela”, disse o bisneto Rafael Coca que levou a matriarca da família para votar.
De acordo com a Legislação Eleitoral o voto é facultativo para quem tem mais de 65 anos, já que de acordo com a Constituição Federal, é idoso todo cidadão quem tem mais de 65 anos. Atualmente, a população de idosos no Brasil passa de 15 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).