Anualmente, a Sicredi Centro-Sul MS destina 1% do resultado do ano anterior para o Fundo Social, mediante deliberação dos próprios associados na Assembleia Geral Ordinária. Só para o ano de 2020 este valor corresponde a mais de 1 milhão de reais, que serão direcionados para projetos voltados à área de Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Meio Ambiente e Segurança.
Diante da pandemia de coronavírus (COVID-19) e ressaltando o 7º princípio do cooperativismo: “Compromisso com a comunidade”, o Conselho de Administração da Cooperativa decidiu antecipar a liberação dos recursos, que ocorreria somente a partir do mês de abril, data da realização da Assembleia.
Esta decisão permite que as entidades interessadas possam inscrever seus projetos e encaminhá-los para agências da Sicredi Centro-Sul MS, nos municípios da área de atuação, para avaliação do comitê formado pelos gestores das agências e os coordenadores e suplentes de núcleo, que representam os associados, e fazem a destinação dos recursos disponíveis.
A iniciativa, de acordo com o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, busca contribuir com a sociedade na prevenção e combate ao coronavírus. “Estamos fazendo nossa parte para evitar a propagação da doença e, mais do que nunca, queremos fazer a diferença neste momento de desafio para toda a sociedade”, afirma o presidente.
Os projetos serão analisados caso a caso e devem ter como objetivo fortalecer as entidades que atuam em benefício da comunidade na região. Para saber como cadastrar o projeto é necessário entrar em contato com a agência da Sicredi Centro-Sul MS que tenha relacionamento ou mais próxima da entidade.