Para melhorar o trânsito, Murilo retira mais duas rotatórias da área central

-

Rotatória da Floriano Peixoto com Weimar Torres é removida para dar lugar a um semáforo. Foto: A. Frota
Rotatória da Floriano Peixoto com Weimar Torres é removida para dar lugar a um semáforo. Foto: A. Frota
Dando sequência ao projeto de mobilidade urbana, iniciado em 2011 pelo prefeito Murilo, a Prefeitura de Dourados retirou nos últimos dias mais duas rotatórias da área central da cidade.

A primeira foi removida do cruzamento da Joaquim Teixeira Alves com Hayel Bon Faker e na manhã de sexta-feira a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento removeu a rotatória do cruzamento da Avenida Weimar Gonçalves Torres com a Rua Floriano Peixoto.

Nos dois cruzamentos já estão sendo instalados semáforos para garantir o fluxo de veículos nessas duas importantes vias do perímetro urbano.

O diretor-presidente da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) Walter Hora, informou que a determinação do prefeito Murilo é para a retirada das rotatórias em cruzamentos que apresentam maior congestionamento em horários de pico, causando transtornos aos moradores e visitantes.

Walter Hora explicou que junto com as rotatórias estão sendo retirados também os bustos erguidos em homenagem a pessoas que fazem parte da história de Dourados. O busto de Joaquim Teixeira Alves foi mantido na rua que leva seu nome, instalado no canteiro da via. Já o busto de Januário Pereira de Araújo, que ficava na rotatória da Weimar com Floriano Peixoto, provisoriamente ficará no canteiro central da via até que seja definido um local adequado.

Quem vai cuidar da transferência é a Secretaria Municipal de Cultura. O secretário Carlos Fábio dos Santos informou que será elaborado um projeto para definir o local onde o monumento será reinstalado. Segundo ele, a preferência é por um ponto que tenha alguma relação com o homenageado. O estudo já está sendo feito e servirá também para outros casos em que a homenagem não está em local adequado.

MOBILIDADE

Através do projeto de mobilidade urbana para Dourados, diversas alterações foram realizadas até agora, começando pelo fim do calçadão da Nelson de Araújo e a retirada das rotatórias de três cruzamentos da Avenida Marcelino Pires – com Nelson de Araújo, Ediberto Celestino de Oliveira e Melvin Jones.

A prefeitura ainda promoveu alterações em várias ruas, implantando o sistema de mão única, principalmente na região da Vila Maxwell. Foram abertos novos acessos entre bairros, como a ligação entre o Jardim Guaicurus e região do Jóquei Clube e o acesso entre o Jardim Clímax e a região do Parque do Lago, ainda em obras. Através da Agetran, a prefeitura intensificou o serviço de sinalização e de fiscalização no trânsito.

O diretor da Agetran informou que pelo menos 60 semáforos foram instalados na cidade e mais 20 serão implantados em breve, inclusive nos bairros. Segundo ele, Dourados caminha para atingir 100% de cobertura de sinalização. O problema maior é ocorre nos bairros onde ainda não existe pavimentação. Mesmo assim, em muitos casos a prefeitura instala a sinalização vertical. São pelo menos 150 placas colocadas mensalmente.

plugins premium WordPress