Nesta terça-feira, dia 11, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Rodrigues, manteve reunião com a coordenadora do serviço de urgência e emergência e responsável técnica pelo SAMU em Ponta Porã, Tânia Maria Albuquerque, para tratar dos últimos detalhes para inauguração do serviço no município. A determinação do prefeito é para que o SAMU entre logo em operação, com atendimento através do telefone 192.
De acordo com as informações, todos os servidores que vão atuar no SAMU passaram por curso de capacitação com duração de 45 dias. “A equipe de socorro será composta por uma técnica de enfermagem e um motorista socorrista. Eles receberão orientação via rádio do médico plantonista, que baseado nas informações dará as coordenadas para a prestação dos primeiros socorros, indicando também qual o melhor local para o encaminhamento do paciente”, disse a responsável técnica.
O SAMU é um serviço que poderia ter sido implantado há pelo menos 8 anos no município, mas nunca houve interesse do governo anterior. No ano passado o prefeito Ludimar Novais iniciou articulação e conseguiu viabilizar junto ao Governo Federal, com apoio do Governo do Estado, toda a estrutura para a implantação do serviço, que funcionará 24 horas por dia, sendo que os servidores vão trabalhar 12 horas com intervalo de 36 horas de descanso.
O Corpo de Bombeiros também continuará atendendo as ocorrências de socorro às vítimas de acidentes, principalmente nos casos em que existem vítimas de queimaduras ou que estejam presas em ferragens. Conforme determinação do Governo Federal, o SAMU foi criado para atender apenas as vítimas de traumas sofridos no perímetro urbano das cidades.