Itamaraty convoca Embaixada dos EUA após Trump apoiar Bolsonaro

-

O Ministério das Relações Exteriores convocou, nesta quarta-feira (9), o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre uma nota oficial que criticava o Supremo Tribunal Federal (STF) e manifestava apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem manifestado apoio a Jair Bolsonaro e feito críticas ao Supremo Tribunal brasileiro por meio de publicações em seu perfil na rede social Truth Social. Na terça-feira (8), Trump voltou a defender Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente enfrenta uma “caça às bruxas”.

Na avaliação do republicano, Bolsonaro deveria ser julgado “pelo voto do povo” e não por decisões judiciais. “Eu tenho assistido, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu Trump.

Junto à mensagem, o presidente norte-americano repostou a publicação de segunda-feira (7), na qual afirmou que Bolsonaro está sendo alvo de um ataque político semelhante ao que ele próprio alega ter sofrido nos Estados Unidos. O ex-presidente brasileiro é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de comandar as ofensivas para tentar um golpe de Estado. O julgamento de Bolsonaro, que começou em março deste ano, será feito pelo STF, sob relatoria de Alexandre de Moraes.

plugins premium WordPress