Fiscalização apreende bebidas irregulares na feira central em Campo Grande

-

Dezenas de bebidas irregulares foram apreendidas na noite desta quinta-feira (16), na Feira Central, a “feirona” em Campo Grande. A operação foi liderada Ministério da Agricultura e Pecuária, com apoio do Procon estadual e da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), a partir de denúncia apontando a venda de produtos sem registro e contrabandeados.

De acordo com a fiscal Thais Marson, da Dipov (Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal), a denúncia apontava para a comercialização de bebidas com origem não comprovada. “Identificamos um produtor que não possui registro no Mapa, portanto ele não passa pelos cuidados acompanhados pelo Ministério da Agricultura, com o responsável técnico em relação à segurança dessa bebida e de todo o processo produtivo, incluindo a matéria-prima”, relatou.

Durante a fiscalização, foram encontradas bebidas artesanais e caseiras sem identificação de origem, além de produtos estrangeiros de procedência estrangeira. “Encontramos outros tipos de produtos que não possuem registro no Mapa e que são de origem de outros produtores. Vamos buscar a origem desses estabelecimentos para tentar trazê-los à legalidade e garantir um processo produtivo mais seguro”, afirmou Thais.

Thais explicou que a operação não tem relação com as investigações sobre bebidas contaminadas por metanol. “Essa ação é voltada exclusivamente para a identificação de bebidas irregulares expostas à venda. Até o momento, não há qualquer indício de metanol nos produtos analisados aqui”, destacou.