Dourados e região estão sob alerta máximo emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com classificação de “grande perigo”, devido à previsão de chuvas torrenciais, ventos com força de furacão e queda de granizo.
O aviso se estende até as 10h deste sábado (18), exige atenção redobrada da população e das autoridades.
A previsão é de chuva com acumulados entre 60 e 100 milímetros por dia, com risco de alagamentos e inundações, ventos com rajadas superiores a 100 km/h, com potencial para causar destelhamentos, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Além disso, existe e possibilidade de queda de granizo, que podem danificar veículos, plantações e construções. As regiões Norte, Oeste e Central de Dourados são as que apresentam maior vulnerabilidade aos impactos das tempestades, de acordo com a Defesa Civil.
Moradores dessas áreas devem estar especialmente atentos aos sinais de perigo e seguir as orientações das autoridades. Recomenda-se desligar aparelhos elétricos e eletrônicos para evitar danos causados por raios, evitar áreas abertas, como campos de futebol e estacionamentos.
O alerta também recomenda que durante a tempestade, moradores devem procurar abrigo seguro em construções sólidas e afastadas de árvores e redes elétricas.
A Defesa Civil de Dourados está em estado de alerta e monitorando a situação em tempo real, com equipes preparadas para prestar assistência à população em caso de necessidade.