O VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, será realizado pela Prefeitura de Dourados através de Secretaria de Educação de 12 e 16 de maio. O evento será no auditório do bloco 10 da Unigran.
“O seminário tem a finalidade de contribuir para a formação continuada dos profissionais de educação, em parceria com os sistemas públicos de ensino, para o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos”, destaca a professora Cristina Fátima Pires Ávila Santana, coordenadora do Programa Educação Inclusiva no Polo Dourados.
A abordagem será nas áreas da alfabetização e EJA, Educação Ambiental, Direitos Humanos, Especial, do Campo, Escolar Indígena, Quilombola e para as Relações Étnico-Raciais. “A educação inclusiva, nesta versão atual do programa, insere-se em debate mais amplo de reflexão em torno da concepção de inclusão escolar”, afirma Cristina.
O Programa Educação Inclusiva foi criado pelo MEC em 2003 e teve adesão dos Estados e municípios, incluindo Dourados. Esse visa o cumprimento das metas do Compromisso ‘Todos pela Educação’ e a observância das suas diretrizes.
“Há a perspectiva de que os municípios polos se constituam como Centros de Formação para a Diversidade, ou seja, espaços de produção de novos métodos e conteúdos para o desenvolvimento da educação básica pública, sobretudo, no que se refere às concepções e temáticas voltadas à diversidade e inclusão social”, destacou a coordenadora do programa.
Vinte municípios fazem parte do Polo Dourados: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina. São esperados cerca de 40 profissionais da área de abrangência e pelo menos cem douradenses no seminário.