Saúde de Itaporã realiza ações durante a Semana Mundial de Amamentação

-

Promovendo o Aleitamento Materno o Comitê Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Gerência Municipal de Saúde estará promovendo um encontro denominado Roda de Conversa Sobre a Amamentação, nesta quinta-feira (07 de agosto), na Gerência de Ação Social, às 14 horas para as gestantes e mamães que estão amamentando.

A campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2014 tem como slogan ‘Amamentação: uma vitória para toda vida’ faz um alerta sobre os benefícios do aleitamento materno e tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno promovendo a saúde desde cedo, imunizando os bebês por meio da alimentação saudável.

Segundo a Presidente do Comitê de Incentivo do Aleitamento Materno Enfermeira Simony Bifarone Bezerra do Carmo, a função primordial do Comitê é o incentivo ao aleitamento e orientações tanto para as mães, como para os profissionais de saúde. “Desejamos que as nossas gestantes despertem o interesse em Amamentar. A amamentação é muito mais do que simplesmente deixar seu bebê satisfeito. Os benefícios ao pequeno e a mamãe são incalculáveis. Dificuldades existem, porém as vantagens são maiores, um cuidado a mais para a criança e para a mãe. O leite materno é completo. Isso significa que até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento”, disse a enfermeira Simony Bezerra.

O gerente de Saúde de Itaporã João Alberto de Souza destacou que, o leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê e também oferece anticorpos e glóbulos brancos, essenciais para protegê-lo contra diversas doenças. O próprio ato de mamar promove uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala e estimula também o padrão respiratório nasal do bebê. Para a mãe também traz muitas vantagens tais maior segurança; queima calorias, contribui para que o útero volte mais rapidamente ao seu tamanho normal e ainda, protege a mulher da osteoporose, do câncer da mama e do ovário.

Já o prefeito Wallas Milfont (PDT) que é advogado lembra que a legislação brasileira protege a amamentação. “A Constituição Federal garante à mulher que trabalha fora do lar a licença maternidade e o direito à garantia no emprego à gestante e durante o período de amamentação. Muito carinho e leite materno: eis a receita para começar bem a vida! É essa a orientação que a Saúde em Itaporã presta às famílias e gestantes sobre o aleitamento materno, porque sabemos que o leite materno é o melhor alimento para o bebê e que o protege de muitas doenças. Além disso, receber leite materno é um direito de toda a criança”, destacou Wallas Milfont.

plugins premium WordPress