O secretário falou dos trabalhos realizados a frente da pasta para reorganização como no setor de oncologia e cardiologia. (Foto: Thiago Morais)

A convite dos vereadores, o secretário municipal de Saúde e médico, Renato Vidigal, usou a tribuna livre durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira (14), na Casa de Leis. Na ocasião, o secretário falou dos trabalhos realizados a frente da pasta e a reorganização como no setor de oncologia e cardiologia.

“Agradeço o convite e a oportunidade de poder falar e sanar as dúvidas sobre os desafios da secretaria. Desafios que estamos superando a cada dia”, disse o secretário.

O vereador e presidente da Comissão de Higiene e Saúde, Cirilo Ramão (PMDB), falou sobre o empenho da administração municipal e também da secretária municipal de Saúde para colocar em ordem a pasta e responder as inúmeras indagações da população.

“Eu entendo o empenho, trabalho e esforço junto à equipe técnica do secretário, para responder inúmeras indagações da população, como a falta de médicos, a questão dos insumos e remédios que temos visto que eles têm lutado para por em ordem”, salientou Cirilo.

Já a presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), agradeceu a presença do secretário e aproveitou para fazer questionamentos sobre a pasta da Saúde, no sentido de obter soluções para problemas que a população vem enfrentando.

“Nós fizemos a solicitação para que o secretário comparecesse a esta Casa, porque somos cobrados diariamente e ouvimos muitas reclamações, não somente da pasta da Saúde, mas de várias pastas e, muitas vezes, não temos essas respostas de imediato”, explicou Daniela.

Os vereadores Idenor Machado (PSDB), Bebeto (PR), Cido Medeiros (DEM), Pedro Pepa (DEM), Alan Guedes (DEM), Elias Ishy (PT), Marçal Filho (PSDB), Braz Melo (PSC), Junior Rodrigues (PR), Madson Valente (DEM) e Sergio Nogueira (PSDB) também usaram a tribuna livre para falar sobre o tema.

Indicações e requerimentos

Dando continuidade aos trabalhos, os vereadores solicitaram indicações e requerimentos com melhorias para a cidade. Daniela Hall requereu junto a secretária municipal de Educação, informações sobre o programa ‘Mais Educação’, se Dourados conta com ele, as escolas cadastradas, como funciona, cópia integral do programa desenvolvido e em caso negativo, o motivo pala qual Dourados não conta com o programa e ainda a secretária de Agricultura Familiar sobre os programas existentes.

Cido Medeiros solicitou tapa-buraco na Rua Brasil e Epifânio Ribeiro da Silva localizadas no Bairro João Paulo II e ainda a instalação de luminária no interior do bosque localizado no Conjunto Estrela Rory.

Bebeto (PR) requereu informações sobre a pavimentação asfáltica na Rua Teodoro Capilé e suas transversais nos Bairros Jardim Santa Hermínia e Nova Esperança e também informações junto à administração municipal e também o superintendente do Banco do Brasil, Adriano Henrique da Silva, sobre a instalação de um posto avançado ou agência no distrito de Vila Vargas.

Olavo Sul (PEN) indicou a limpeza, roçada e manutenção nos aparelhos da academia localizada no pátio da Escola Municipal Frei Eucário Schmidt, para que seja executada o serviço de manutenção no semáforo de pedestres que estão danificados em Dourados e também para que seja viabilizado a instalação de um redutor de velocidade no cruzamento das ruas Oliveira Marques com a José de Alencar no Jardim Paulista.

Idenor Machado requereu junto a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito a instalação de redutores de velocidade na rua Cláudio Gauzer na altura do número 823, no Parque Alvorada e também entre as ruas Palmeiras e Ipanema em frente a feira livre.

Braz Melo indicação da revitalização da praça do bosque existente no final da Rua Mato Grosso no BNH II Plano, com limpeza, roçada e pode de árvore e instalação de bancos e mesas de concreto.

Cirilo Ramão requereu junto ao Governo do Estado informações sobre a relação de funcionários lotados no Hospital São Luiz em 2017 e ainda cascalhamento e calçamento envolta da Unidade Básica de Saúde do Jardim Carisma.

Alan Guedes requereu informações sobre o início das obras de reparo no Ceper do BNH II plano e com relação aos uniformes escolares da rede municipal de Educação que serão entregues aos alunos, como a forma de contratação, modelo, custo unitário e global.

Romualdo Ramim (PDT) solicitou calçamento entorno da Escola Municipal Maria Conceição Angélica, localizada no Jardim Guaicurus e também no Ceim Pedro da Silva Matos que fica anexo a escola e também a reprogramação da malha asfáltica no Jardim Guaicurus para que chegue até a Unidade Básica de Saúde do Jardim Guaicurus.

Silas Zanata (PPS) solicitou a manutenção nas instalações elétricas, limpeza e roçada geral na Escola Municipal Elza Farias Kintschev Real na Vila Cachoeirinha e também a limpeza e pintura nas faixas de meio fio na Rua João Ângelo Rocha no bairro Chácara Trevo até a entrada do residencial Kairós II.