Após denúncia de vereadora, Secretaria Municipal de Saúde, informa que está agilizando a contratação urgente de plantonistas para atuar no Hospital da Vida. (Foto: Assessoria)

A vereadora Lia Nogueira (PR) esteve nesta quarta-feira (1), feriado do dia do Trabalhador, no Hospital da Vida em Dourados para apurar as denúncias de falta de médicos plantonistas na unidade de saúde. Após conversar com pacientes, familiares de pessoas internadas na unidade e com a direção do hospital, a vereadora comprovou a situação da falta de plantonistas.

Conforme Lia Nogueira, o hospital, que atende Dourados e pacientes de mais 33 municípios do sul do Estado, estava no feriado desta quarta-feira sem um plantonista sequer. “Constatamos que o problema é mais grave do que imaginávamos. Sem plantonista, os diretores clínico e técnico do hospital estão tendo de se desdobrar para atender todos os pacientes. Isso não pode acontecer, ainda mais sendo o Hospital da Vida um hospital de portas abertas e num feriado em que os postos de saúde estão fechados, a situação se torna um caos”, relatou a vereadora.

Em conversa com a direção do Hospital da Vida, Lia Nogueira foi informada de que o problema da falta de plantonistas na unidade é devido à escassez de médicos na Rede de Saúde Pública de Dourados. Somente no Hospital da Vida seria necessária a contratação de, ao menos, 20 médicos.

“Com esta falta de profissionais para atender na Rede de Saúde Pública, a escala do hospital aqui fica com várias lacunas e acaba por gerar um problema de falta de plantonista como ocorreu hoje. As denúncias que chegaram até mim são de que o problema está acontecendo porque os médicos com salários atrasados, sem ter condições de trabalho pela falta de equipamentos básicos de uso hospitalar, não estão querendo firmar contratos com o município, por meio da Funsaud”, explicou Lia Nogueira.

De acordo com a vereadora, devido a essa falta de segurança nas contratações, os profissionais estão optando por trabalhar em outros hospitais e clínicas de Dourados e região. “Eles são médicos, lidam com vidas e precisam ter condições de trabalho e salários pagos em dia. Eu conversei com um dos diretores do Hospital da Vida, e ele me disse que a Funsaud – que administra o Hospital da Vida e a UPA, já concluiu o processo de licitação para a contratação de mais médicos para atender na Rede de Saúde Pública de Dourados. Estou marcando também uma agenda com a secretária de Saúde, Berenice Machado, para tratarmos deste assunto”, afirmou Lia Nogueira.

Ao saber da visita da vereadora ao Hospital da Vida, a secretária de Saúde de Dourados se antecipou e divulgou nas redes sociais, que o município está contratando com urgência médicos para atender nos E.S.F e plantonistas para o ambulatório do Hospital da Vida.