Durante Coletiva de Imprensa na manhã da segunda-feira (10), a prefeita Délia Razuk anunciou que o Município de Dourados firmou nova parceria com o governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de MS), para a execução de obras de recuperação da malha asfáltica e adequação da rede de água em várias de ruas da cidade.

Os serviços tiveram início hoje (11) pela Rua Barão do Rio Branco, na região da Vila Popular. No total, serão 45 trechos e a previsão de término dos serviços é de 90 dias. A partir do dia 18 serão duas frentes de trabalho que irão atuar no trecho entre as ruas Brasil e Aquidauana e entre as ruas Melvin Jones e Barão do Rio Branco, sempre interligando as avenidas Weimar Torres, Marcelino Pires e Joaquim Teixeira Alves.

O quadrilátero entre as ruas Aquidauana e Melvin Jones, área mais central da cidade, não sofrerá intervenção, porque já houve a padronização na época do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento). O investimento é da ordem de R$ 2 milhões.

O gerente regional da Sanesul, Madson Valente, disse que a empresa vai se antecipar aos serviços de recapeamento asfáltico e promover alterações, com a padronização da rede de distribuição de água. A tubulação que ainda está no meio da rua será remanejada para as laterais, junto às guias de meio-fio, “para evitar cortar o asfalto sempre que for necessário algum reparo, em vazamento, por exemplo.”

A ideia, segundo ele, é iniciar e terminar o serviço no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte, em cada uma das ruas, de forma a reduzir no máximo possível o impacto, tanto no trânsito como para o acesso ao comércio.

A prefeita Délia explicou aos profissionais da imprensa e pediu apoio na orientação à população sobre eventuais transtornos por conta das obras. “Os serviços de melhorias da infraestrutura urbana serão executados de forma planejada”, disse, observando que a ação conjunta com a Sanesul envolverá as secretarias de Planejamento, de Serviços Urbanos, de Obras Públicas e de Desenvolvimento, além da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e a Guarda Municipal e a coordenação dos trabalhos pertinentes à prefeitura estará a cargo da secretária de Planejamento, Adriana Benício.

Ainda durante a Coletiva, a prefeita voltou a agradecer ao governador Reinaldo Azambuja “por manter os olhos voltados para Dourados” e adiantou que a parceria será ampliada com as obras de recapeamento das ruas General Osório e Aziz Rasselem. Ela citou que as obras são executadas pelo Estado, com recursos dos impostos recolhidos no município. “A população está sendo ressarcida dos tributos que recolhe, tanto para o cofre municipal quanto para o cofre estadual”, disse Délia, refirmando que com a parceria Município-Estado quem ganha é o cidadão contribuinte.

Também participaram da Coletiva de Imprensa, além do secretariado municipal, o assistente técnico operacional da Sanesul, Enéas de Oliveira Cristo e Gestor técnico Célio Poveda Filho e os vereadores Braz Melo, Mauricio Lemes, Jânio Miguel, Junior Rodrigues e Pedro Pepa.