O Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados) está convocando os filiados que estejam quites com as obrigações estatutárias para participarem da assembleia que será realizada às 19h30 desta sexta-feira (15). Em pauta estará uma análise de conjuntura, o planejamento das ações de 2019 e outros assuntos, entre eles, a filiação de novos membros.

O objetivo da definição coletiva sobre as ações é de envolver mais filiados na organização das atividades e eventos que poderão ocorrer ao longo do ano, pensando especialmente no aniversário de 30 anos da entidade, em 09 de dezembro.

A assembleia será um momento inicial para os jornalistas estabelecerem em conjunto o que querem desenvolver ao longo do ano, sem esquecer da negociação com as empresas sobre os Acordos Coletivos de Trabalho e das pautas relacionadas à retirada de direitos dos trabalhadores, como a Reforma da Previdência.

Diante da escalada da precarização do trabalho, é cada vez mais importante que os jornalistas participem do Sindicato. Quem ainda não for filiado, pode enviar até sexta-feira à tarde, antes da assembleia, a documentação solicitando a filiação. Para fazer o pedido é preciso preencher a ficha de filiação e enviá-la datada e assinada, anexando uma foto 3 x 4 atual e cópias do registro profissional (DRT ou MTB), comprovante de residência e das páginas da carteira de trabalho onde constam a foto e a identificação e outra do verso dessa página. A versão digital desses documentos pode ser enviada para o e-mail sinjorgran@gmail.com. Aí então o pedido será apresentado para aprovação em assembleia.

A jurisdição do Sinjorgran envolve 25 municípios localizados mais ao Sul de MS: Dourados, Itaporã, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Caarapó, Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Naviraí, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Deodápolis, Iguatemi, Nova Andradina, Ivinhema, Gloria de Dourados, Angélica, Tacuru, Paranhos, Sete Quedas, Coronel Sapucaia e Bataiporã.

CARTEIRA NACIONAL

Neste mês de fevereiro, o Sinjorgran intensificou a atendimento aos jornalistas que desejam fazer a Carteira Nacional de Jornalista junto à FENAJ. O requisito básico é ter registro profissional no Ministério do Trabalho. Quem quiser renovar ou fazer a primeira via da carteira, pode entrar em contato com o Sindicato pelo e-mail sinjorgran@gmail.com ou telefone 3422-5540.

Prevista pela lei n.º 7.084, de 21.12.82, a Carteira Nacional de Jornalista é documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional. O documento é emitido pela FENAJ via Sindicato de Jornalistas nos estados. A carteira custa R$ 340,00 para qualquer jornalista. Contudo, visando estimular a filiação sindical e a manutenção em dia das mensalidades pelos sindicalizados há um desconto de 50% para os filiados que não estejam em dia com suas mensalidades e de 75% para os filiados em dia com suas mensalidades, ou seja R$ 85,00. O valor do desconto é sustentado pelo sistema sindical.

O edital de convocação da assembleia foi publicado na edição de terça-feira do Diário Oficial do Município.

REGISTRO PROFISSIONAL

Depois que o Supremo Tribunal Federal retirou a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para exercício da profissão, no ano de 2009, o registro profissional é feito basicamente com a apresentação dos documentos pessoais de identificação, diretamente no Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do portal: http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/solicitacoes/solicitarRegistro.seamCom as informações inseridas no pedido de registro profissional é gerado o requerimento que deve ser protocolado na Delegacia do Trabalho (DRT) e é informada a relação dos documentos que será preciso entregar.

CONTATOS

O sindicato está localizado na Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1985, Sala 07, Centro de Dourados. O telefone para contato é o (67) 3422-5540 e o e-mail: sinjorgran@gmail.com.  O site (https://sinjorgranms.wordpress.com/), assim como o Facebook (@sinjorgran.dourados), também estão disponíveis com informações aos interessados.