A Prefeitura de Rio Brilhante encerrou no último dia 30 de junho, as atividades do lixão no município. O fechamento do lixão é um ato de grande importância para a conservação do meio ambiente e para a saúde pública.A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada do lixo.

Os resíduos produzidos pelo município passarão a ser destinados à Financial Ambiental em Dourados, ganhadora do processo licitatório para a destinação do lixo. A Central de Tratamento de Resíduos receberá por dia cerca de 30 toneladas de lixo de Rio Brilhante, com a tecnologia utilizada na CTR, irá reduzir o impacto ambiental causado pela decomposição destes resíduos.

Na última segunda-feira, 01 de julho o Secretario Municipal de Infraestrutura Antônio Lino Barbosa Neto e o Coordenador de Serviços Urbanos Marcos Castro estiveram fechando o antigo lixão. “Encerramos definitivamente hoje o lixão, e iniciarmos um grande desafio que contamos com a participação de cada um dos rio-brilhantenses, pois precisamos da consciência de cada um para intensificar o trabalho da coleta seletiva que além de fortalecer a ACAMARE, pois gera renda para muitas famílias, diminuirá o custo que teremos a pagar mensalmente o transporte do lixo para Dourados”, destacou Antônio Lino.

Na tarde da última terça-feira (02), a primeira carreta com lixo de Rio Brilhante já foi transportado para o aterro na cidade de Dourados, onde será realizado o tratamento e destinação correta dos resíduos. Nesta primeira semana de transporte do lixo, mais desta segunda-feira, 08 de julho, serão destinados 170 toneladas para o aterro.