A Prefeitura Municipal de Rio Brilhante, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 08/agosto (quarta-feira), uma palestra com o tema “Desenvolvendo o trabalho pedagógico com o aluno Deficiente Intelectual”, ministrada pela a professora Doutora Alexandra Ayach Anache.

O evento aconteceu no salão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINFUSP), contando com a presença de cerca de 300 educadores da Rede Municipal de Ensino.

Na abertura, foi apresentada como é desenvolvido o trabalho com inclusão nas unidades escolas, que atualmente atendem cerca de 190 alunos inclusos, contando com 08 salas de recursos multifuncionais, atendimentos por psicólogas, psicopedagogas, fonoaudiólogas, profissionais de apoio e atendimento itinerante.

A palestrante discorreu sobre os diversos aspectos da inclusão, desde o embasamento teórico, questões legais, práticas pedagógicas e avaliação dos alunos.

Os professores, auxiliares de apoio à inclusão, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas que lotaram o salão avaliaram muito positivamente as colocações da professora, que foram voltadas a questões cotidianas e que poderão melhorar diversos aspectos do trabalho nas unidades.

A professora Alexandra é graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Possui pós Doutorado em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. É professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, e avaliação psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência intelectual, educação, psicologia e educação inclusiva. Coordenou a Divisão de Acessibilidade e ações afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UFMS de 2013 a 2016. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS.