Educadores e policiais vão trabalhar para a melhoria do trânsito na cidade. (Foto:Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Rio Brilhante, através da Secretaria Municipal de Educação, firmou parceria com a Policia Rodoviária Federal (PRF) para implantação das atividades referentes ao Festival Estudantil Temático de Trânsito de MS (FETRAN).

O objetivo do FETRAN é estimular a produção teatral estudantil e criar condições para se pensar no comportamento de cada um em relação às regras que regem o trânsito de veículos, condutores e pedestres, promovendo assim a educação para o trânsito junto ao público escolar.

Dando início às ações, aconteceu na sexta-feira (13/abril) uma oficina de formação para professores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes, estando presentes representantes de 03 escolas municipais (CEM. Criança Esperança II, CEM. Criança Esperança IV e CEM. Criança Esperança V), 02 escolas estudais (EE. Fernando Corrêa da Costa e EE. Prof. Lígia Terezinha Martins), 01 escola particular (Colégio Objetivo) e da Escola Especial Nilson Dias de Souza (APAE), além de professores do município de Sidrolândia.

O objetivo da oficina foi proporcionar conhecimentos relativos a todo o processo de produção de uma peça teatral no ambiente escolar, considerando diversos aspectos.

A Secretária Municipal de Educação, Magali de Araujo Lima, destacou a importância do trabalho “sabemos que o trânsito é sempre um tema que deve receber destaque, especialmente porque a educação das crianças e jovens é a melhor maneira para se reduzir os índices de acidentes. E o FETRAN nos proporciona uma ferramenta lúdica para realizar esse trabalho. Por isso, agradecemos, em nome da Administração Municipal, à Polícia Rodoviária Federal por essa parceria junto às escolas de nosso município, certamente colheremos muitos frutos dessa ação.”

O Inspetor da PRF Fábio Sodré disse que “temos no FETRAN a oportunidade de levar informações e conscientização sobre trânsito aos alunos das redes pública e privada, incentivando a toda comunidade escolar a falar sobre as leis e começar a ensinar os estudantes sobre seus direitos e deveres no trânsito. Por meio das peças teatrais os estudantes escolhem um tema e desenvolvem as apresentações  que são julgadas pelos coordenadores e parceiros do projeto. Os melhores colocados são selecionados para participarem da etapa estadual em Campo Grande. Agradecemos à Prefeitura Municipal por nos proporcionar a possibilidade desenvolver esse projeto em Rio Brilhante.”

Durante a oficina esteve presente o Inspetor da PRF Wilson Luiz de Brito, que disse ser um entusiasta do projeto e que dará todo suporte para o desenvolvimento das ações.

O trabalho, que durou todo dia, foi muito elogiado pelos participantes, que enfatizaram a dinâmica e a competência dos formadores Luiz Cláudio Ferreira e Alessandra Tavares.

Magali também fez questão de destacar o trabalho das Assessoras Pedagógicas da Secretaria de Educação que organizaram todo o evento.