O local vai atender agricultores familiares da região. (Foto: Divulgação)

Apontado como importante empreendimento que irá fortalecer a Agricultura Familiar na região do Bairro Nova Rio Brilhante teve início na tarde desta quarta-feira (6) em Rio Brilhante a construção do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar.

A obra, com previsão de 4 meses para entrega, conta com investimentos da ordem de R$ 300 mil , recurso este destinado pelos deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet, com contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul através da SEMAGRO.

Localizado na Avenida Augusto Lopes da Silva no Bairro João Zardo, o Centro de Comercialização está sendo construído em um terreno de 694,25 m² da prefeitura, e, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, deverá beneficiar diretamente 50 produtores da Agricultura Familiar.

A planta da obra prevê a construção de 16 box para a comercialização dos produtos, além de banheiros e bancos, com o terreno todo cercado para a segurança dos produtores e da população. Serão 385,03 m² de construção que será voltada para a comercialização de produtos, sobretudo os que são beneficiados por pequenos produtores rurais, incentivando assim a agregação de valor a produção da agricultura familiar da região.

O Centro de Comercialização, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento, Ruy Sichinel irá fomentar ainda mais a produção da agricultura familiar. O secretário destaca também que ações como esta garantam a permanência das famílias no campo, oferecendo, sobretudo, condições para vender os seus produtos. A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros, segundo estimativas, gerando segurança alimentar, geração de empregos e renda em todo o país.

Para o prefeito Donato Lopes da Silva, o centro terá como objetivo a comercialização da produção da agricultura familiar da região, possibilitando a oferta de produtos de qualidade e renda ao produtor rural. “O centro de comercialização vai proporcionar a aproximação entre os produtores e os consumidores finais. A produção da agricultura familiar de Rio Brilhante é bastante diversificada. São produzidos doces, frutas, hortaliças, peças artesanais entre outros. Isso irá possibilitar a oferta de produtos de qualidade e o aumento de renda para os produtores rurais. Esse espaço é fundamental para o apoio e desenvolvimento da agricultura familiar no município de Rio Brilhante,” destaca o prefeito.