Colheita do milho 2ª safra deve terminar em 20 dias no Estado

-

Até o dia 5 de setembro a colheita do milho 2ª safra 2015/2016 se encerrará em Mato Grosso do Sul, de acordo com estimativa da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). Segundo o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta desenvolvida pela entidade, 60% do milho plantado no Estado já foi colhido e, até o momento, a área colhida total é de 944 mil hectares.

Números na íntegra

Os números foram levantados em campo entre os dias 08 e 11 de agosto pelos técnicos do Siga MS, e divulgados na Circular Técnica n° 172, disponibilizada na íntegra nesta quarta-feira (17), por meio de cadastro no link: https://www.sigaweb.org/ms/sistema/.

Os levantamentos indicam que a região norte continua com a colheita mais avançada no Estado, com 70,8% de sua área colhida. Na região sul, a porcentagem média de área colhida é de 60,3%, enquanto a região centro está com 52%.

Ao norte, Pedro Gomes e Sonora já atingiram 90% da área colhida, média ainda não alcançada por nehum outro município das diferentes regiões do Estado. No sul, as cidades mais avançadas são Amambai e Aral Moreira, ambas com mais de 80% do milho colhido. Já na região central de Mato Grosso do Sul, Rio Brilhante é o destaque, com 60% do processo concluído.

Estimativa de produção

A projeção da Aprosoja/MS, com base nos dados do Siga MS, é de que a produção do Estado seja de 6,2 milhões de toneladas nesta 2ª safra, com produtividade média de 59,9 sc/ha. Esses números indicam que, em relação à safra de milho 2014/15, configura-se queda de 31,83% na produção, uma vez que Mato Grosso do Sul produziu 9,1 milhões de toneladas no último ciclo.

plugins premium WordPress