Copasul realiza a 11ª Jornada Técnica da Soja na UDT dia 15

-

Evento de 2019 reuniu mais de 300 pessoas. Foto: PH Oliveira

A Copasul – Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense realiza no próximo dia 15 de janeiro a 11ª edição da Jornada Técnica da Soja que ocorrerá nas Unidades de Difusão de Tecnologias da cooperativa, anexas à Unidade Silos Itaquiraí. Um dos destaques do evento é a presença do engenheiro agrônomo Mauricio de Bortoli, campeão da 11ª edição do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja de 2019.

Ao lado do irmão, Mauricio foi o responsável pelo talhão que produziu 123,88 sacas por hectare, maior média entre 863 propriedades de sojicultores auditadas pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) em todo o País no ano passado. No evento da Copasul, Mauricio vai compartilhar com produtores, acadêmicos, colaboradores e demais espectadores suas experiências na produção de soja.

Outra presença importante é do engenheiro agrônomo Henry Sako, especialista que dá consultoria ao projeto Construindo Solos e que fará apresentação na trincheira.

Interessados em participar podem ir ao local no dia do evento. O acesso é via BR-163, pegando a BR-487. A inscrição, prévia ou no local, dará direito a certificado para quem tiver interesse.

“Será um evento que traz o lema da Copasul de que ‘produtor valorizado é produtor bem informado’. Trazer novas tecnologias, novos conhecimentos, sempre vai ser muito importante e temos esta determinação. Convidamos a todos para participar da Jornada”, disse o gerente do Departamento Agronômico, Anderson Luis Guido.

O evento é uma realização do Departamento Agronômico e tem a expectativa de reunir mais de 350 pessoas com o objetivo de difundir informações técnicas e novas tecnologias que possam ser aplicadas no dia a dia do produtor rural e contribuir na formação de acadêmicos de agronomia.

A programação inicia às 7h40 com a abertura e a partir de 8h acontecem as palestras simultâneas em quatro estações montadas no campo de experimentos da UDT 1, que fica localizado atrás da unidade Silos Itaquiraí (BR-487). Na estação 1, o tema será “Controle de doenças fúngicas da soja” e a ministração é do doutor José Fernando Jurca. Na estação 2 o tema é “Plantabilidade, inoculação/co-inoculação” com a ministração do doutor André Lourenço e Lucas Rizzato.

Na estação 3 o tema será “Fertilidade do solo: utilização do fósforo, boro e enxofre”, com o doutor Douglas Gitti e na estação 4 a palestra será sobre “Variedades de soja para Naviraí e região”, com o doutor André Bezerra. Todos os especialistas são da Fundação MS.

Após a primeira bateria de palestras acontece o deslocamento para a sede da Fazenda Meio Século, do cooperado Everaldo Jorge dos Reis, onde acontece a palestra técnica “Manejo para altos rendimentos”, com o engenheiro-agrônomo Mauricio de Bortoli.

A palestra será sucedida de almoço para os participantes que em seguida se deslocam para a UDT 2, área de experimentos do Projeto Construindo Solos da Copasul onde acontecerá a apresentação dos trabalhos da UDT2 em manejo de solo e correção. Em seguida, acontece a palestra técnica “Construindo o perfil do solo”, que será ministrada na trincheira pelo engenheiro agrônomo Henry Sako.

Depois desta palestra, todos seguem para Naviraí, onde acontece a confraternização na AREC – Associação Recreativa e Esportiva Copasul.

plugins premium WordPress