A Pão Dourado completa 40 anos

-

Everaldo Leite Dias*

“Inaugura neste domingo, dia 28 /08/83, a sua Padaria. Às cinco horas da manhã já teremos pãozinho quente esperando você e sua família. Se a Sra. não sabe, KAXANGA além de pão, tem também açougue e gêneros alimentícios, permanecendo aberta aos sábados, domingos e feriados até às 21h. Contamos com você e sua família nos prestigiando. Estamos valorizando seu bairro”.

Com a distribuição de panfleto com esses dizeres abria-se há 40 anos o que se tornaria a Padaria Pão Dourado. Inicialmente localizada à Rua Independência número 137, mais tarde se instalou em prédio próprio à Rua Cuiabá 1440, esquina com Independência, na época início da feira livre. Essa localização transformou a Padaria Pão Dourado em ponto de referência de encontro nas campanhas políticas ou mesmo comercial realizadas na grande concentração de pessoas durante a realização da feira livre tradicional nos fins de semana. Com a transferência da feira livre, já estava consolidada como local de encontros de políticos, trabalhadores e empresários para a tradicional “resenha” do alvorecer.

Às 5h30, já recebe os tradicionais fregueses que chegam mesmo a aguardar sua abertura. Com o crescimento da cidade, o bairro em suas adjacências mudou de residencial para comercial e residencial, com a instalação de vários escritórios, principalmente jurídicos devido à proximidade do Fórum. Isso trouxe um novo público consumidor à procura de local para um lanche rápido ou mesmo o tradicional café e uma conversa com os amigos. Essa transformação fez a padaria evoluir com a ampliação do serviço de lanchonete e novas instalações quando foi executada uma profunda reforma predial e no portfólio de produtos oferecidos para atender as novas exigências dessa nova clientela.

Hoje a Pão Dourado é um dos principais points da cidade reunindo autoridades, empresários, jornalistas, artistas, políticos e cidadãos simples não só do entorno, mas de todo canto, daqui e de outras cidades.

Posso dizer, com toda brejeirice, que é a “Boca Maldita”, no melhor estilo da existente em Curitiba, com o lema: “Tudo vejo, tudo ouço, tudo falo”…

Como todo empreendimento que nasce do nada e se consolida no tempo, teve sim as dificuldades e todas ficaram diluídas no tempo como fumaça, já que não tem como explicar em palavras, para quem não viveu isso, os problemas enfrentados no dia a dia no passado de uma empresa de 40 anos, inflação, dificuldade em adquirir matéria-prima, legislação e mesmo algo tão comum hoje em dia, ter um número telefônico na empresa.

Comemorar 40 anos de uma empresa no Brasil é testemunha de um milagre do empreendedorismo. 

Por isso aproveito este singelo momento para agradecer a todos os nossos clientes e amigos, vocês são o motivo e razão de todos os dias abrirmos nossas portas para atendê-los, aos familiares pelo apoio e compressão de nossas ausências, à cidade de Dourados, cidade que apreendi a amar, já que aqui formei e criei minha família, pelo acolhimento e principalmente aos nossos colaboradores, atuais e os que por aqui passaram nesses 40 anos, enfim, a todos os que nos acompanharam nessa jornada e continuarão estando conosco por muito mais tempo.

Eu só tenho a agradecer.

A Padaria Pão Dourado hoje senão é a mais antiga, com certeza é uma das três mais antigas da cidade.  

Meu cordial abraço fraterno.

Enquanto não me aposento continuo aqui diariamente praticando e defendendo o lema: “tudo vejo, tudo ouço, tudo falo”…

*O autor é empresário local, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Dourados (Sindicom) e diretor da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED).

plugins premium WordPress