A Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) lamenta a morte do ex-presidente Luiz Carlos Fernandes de Mattos Filho. Advogado e jornalista, ele esteve à frente da gestão da entidade entre os anos de 1983 e 1990, sendo reconhecido por sua opinião forte, presença atuante em defesa da classe empresarial e mudanças implantadas na associação.
Entre as diversas ações significativas de sua gestão para a história da entidade, que na época era denominada pela sigla de Acid (Associação Comercial e Industrial de Dourados), estão a adequação para que o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) fosse administrado diretamente pela entidade, reestruturação do prédio onde funcionava e proposta de uma nova sede, além da mobilização que resultou na lei que estabeleceu o horário de funcionamento do comércio, entre outros.
“Tudo o que acontecia, todos os encontros regionais, ele estava presente ou mandava representante, sempre pensando no interesse do associado. Ele revolucionou a associação na época com trabalho, poucos recursos, mas muita garra. Era uma pessoa agradabilíssima, de muitos amigos e extremamente correta”, relata a aposentada Solenyr Araújo de Moraes, que foi secretária geral na gestão de Mattos Filho à frente da associação.
A presidente da Aced, Elizabeth Rocha Salomão, ressalta que ele certamente deixou sua marca na trajetória da entidade, com propostas fundamentais. “Foi um presidente reconhecidamente atuante, que estava sempre presente ao chamado e defendendo os interesses dos associados. Um profissional de credibilidade que certamente vai deixar saudades entre amigos e profissionais que tiveram o privilégio de seu convívio”, afirma.
Mattos Filho faleceu na tarde desta quinta-feira (23) no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo. Ele havia passado por uma cirurgia cardíaca, apresentou complicações e precisou ser levado para a UTI, onde não resistiu. O local e horário do velório e sepultamento ainda não foram divulgados.