Administrativos da UFGD decretam greve a partir da próxima segunda-feira

-

O setor administrativo da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) decretou greve a partir da próxima segunda-feira (18), após votação realizada na manhã de hoje (11), no auditório da universidade, em Dourados. Conforme repassado ao Ligado Na Notícia, cerca de 500 profissionais incluindo administradores, auxiliares administrativos, colaboradores, incluído o HU (Hospital Universitário) que é vinculado à instituição, deverão parar as atividades reivindicando aumento salarial negado pelo Governo Federal.

À reportagem, a coordenadora-geral do Sintef (Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais), Rosa Dantas, explicou que desde 2023 a categoria vem tentando uma negociação com o atual governo, porém, sem sucesso. “A principal reivindicação entre tantas outras, é a restruturação salarial e a carreira, atualmente, o técnico-administrativo tem o menor piso salarial. Ano passado foram estabelecidas duas mesas de negociação, mas a pauta só vem sendo protelada”, disse a coordenadora Rosa Dantas.

As aulas na Universidade Federal da Grande Dourados que atende alunos do Brasil todo, estão previstas para iniciaram na segunda-feira que vem, no entanto, segundo Dantas, como determina a lei, 30% do quadro de funcionários não vão paralisar as atividades.

“Vamos seguir a greve como determina a lei, com 30% do efetivo, mas ainda não podemos mensurar o impacto da greve que é também uma deliberação da Fasubra [Federação de Sindicato de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil], somente a partir da semana que vem vamos conseguir ter uma noção do impacto da paralisação”, pontuou Rosa. Ainda na segunda, a categoria vai se reunir na Unidade I da UFGD, na Rua João Rosa Góes para iniciar oficialmente a greve e fazer uma manifestação. Vale mencionar que a paralisação é por tempo indeterminado.

plugins premium WordPress