O prefeito de Caarapó, André Nezzi, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O evento, que homenageou 179 personalidades do Estado, foi realizado em Campo Grande na quinta-feira (27).
O dirigente caarapoense recebeu a honraria das mãos do Secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Carlos Videira, que participou da solenidade ao lado de outras autoridades, a exemplo do governador Eduardo Riedel. A medalha é concedida a civis e militares que se destacaram pelo valor pessoal e profissional em prol da segurança pública, além das personalidades que apoiam o trabalho da instituição.
“Desde já meu agradecimento pessoal ao Comandante da 9ª Companhia Independente de Dourados, Major Everson Torres, pela indicação do meu nome”, publicou André Nezzi em suas redes sociais.
Em seu pronunciamento na cerimônia, o comandante-geral da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes da PMMS, ressaltou o trabalho da Polícia Militar na integração com outras forças de segurança pública e os projetos sociais coordenados pela instituição militar sul-mato-grossense, de acordo com a Agência de Notícias de Mato Grosso do Sul. “Hoje é um momento de congraçamento e de reconhecimento àqueles que tanto colaboraram com a Polícia Militar”.
O governador Eduardo Riedel, por sua vez, disse que a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul é motivo de muito orgulho para todos nós, mas principalmente, para vocês [militares] que estão lá na ponta todos os dias. A valorização do profissional deve ser permanente, vamos buscar sempre atender as nossas corporações”, registrou o governador.
O secretário Carlos Videira afirmou que os investimentos em equipamentos, inteligência e integração são a fórmula para a Polícia Militar do Estado ser referência na segurança pública. “Nunca tivemos tantos investimentos, mas não teríamos conseguido resultados se não fosse esses homens e mulheres e que fazem da Polícia Militar e das nossas forças de segurança uma referência”, lembrou.
Instituída em Mato Grosso do Sul em 1982, a Medalha de Tiradentes é uma reverência ao patrono das polícias militar e civil do Brasil. Sem temer represálias, Joaquim José da Silva Xavier abdicou dos interesses pessoais por um bem maior. Assim também é a história do policial militar, que diariamente arrisca a vida para defender o cidadão. A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul é considerada a terceira melhor do Brasil.