Autoridades e comerciantes buscam forma de reabrir a fronteira

-

Autoridades fronteiriças participaram de um encontro nesta quarta-feira em Ponta Porã.(Foto: Lécio Aguilera)

Autoridades brasileiras e o presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero Victor Hugo Barreto participaram na tarde desta quarta-feira (22) no Centro de Convenções de Ponta Porã de uma reunião para buscarem uma solução para a reabertura na fronteira entre as duas cidades.

A reunião contou também com as presenças do prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo e de vários vereadores da cidade, mas nenhuma autoridade do governo paraguaio esteve presente no ato. Nos últimos dias membros da Força Tarefa do Paraguai vem intensificando a fiscalização e uma valeta está sendo cavada na Linha Internacional. As autoridades de Ponta Porã esperam garantir pelo menos a circulação de brasileiros e paraguaios que moram na fronteira já que muitos tem negócios nos dois países e também existem trabalhadores que estão com seus empregos ameaçados por não poderem transitar entre as duas cidades.

Uma proposta da criação de uma barreira sanitária para a entrada e saída de pessoas as pessoas será levada para o governo do Paraguai e também por parte do presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero foi feito o pedido de flexibilização no funcionamento do comércio daquela cidade.

“Pensamos na união entre os poderes municipais e estaduais das cidades irmãs para que se apresentem ao presidente do Paraguai medidas de controle sanitário. Entendemos a preocupação dos Paraguai com relação ao covid 19 mas precisamos levar em conta a realidade fronteiriça. Somos duas cidades de países diferentes, mas somos um povo só e a crise financeira que se aproxima não tem fronteiras”, disse o vereador Marcelino Nunes, um dos participantes da reunião.

Mesmo com o fechamento da fronteira impactando diretamente na economia principalmente de Pedro Juan Caballero, não houve nenhum pronunciamento das autoridades paraguaias sobre os assuntos discutidos na reunião.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile