Bolsonaro será recebido em Nioaque com salva de 21 tiros de canhão

-

Bolsonaro serviu durante algum tempo no quartel de Nioaque.(Foto: Arquivo pessoal)

A visita do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro ao Mato Grosso do Sul já mobiliza autoridades de Corumbá e Nioaque para recebê-lo. Conforme a programação elaborada pela assessoria do Palácio do Planalto, a comitiva presidencial chega às 10 horas em Corumbá, onde será recepcionado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo prefeito do município, Marcelo Aguilar Iunes. O presidente visita o Mato Grosso do Sul pela primeira vez, depois que foi eleitos para participar da Cerimônia de Inauguração da Estação Radar de Corumbá. Além disso, ele quer acompanhar os procedimentos de combate as queimadas no Pantanal.

De acordo com informações entra-oficiais, Bolsonaro almoça em Corumbá e encerra visita à Capital do Pantanal. Após esse ato o Presidente segue para a Base Aérea de Campo Grande para participar de um evento com militares do Grupamento Aéreo. Após esse ato ele segue de helicóptero para o município de Nioaque para visitar o 9º Grupo de Artilharia de Campanha, unidade do Exército que ele serviu como tenente entre os anos de 1979 à 1981.

Essa parte da agenda até o momento ainda não foi liberada pela assessoria da Presidência e pode até não se confirmar. Mas, mesmo assim os moradores de Nioaque esperam com muita ansiedade a chegada do ilustre visitante que morou na cidade quando serviu a unidade do Exército local. Inclusive uma equipe do Escalão Avançado da presidência chegou à cidade na semana passada iniciando os preparativos de segurança. A visita será restrita aos convidados, militares, prefeito e o presidente da Câmara e não haverá credenciamento de veículos de imprensa. A cobertura será realizada pelo órgão oficial da presidência.

O comandante do 9º Grupo de Artilharia de Campanha, Major Cantuária divulgou um comunicado à população para informar alguns procedimentos de segurança que será adotado pela unidade militar. Confira abaixo o comunicado.

AVISO A POPULAÇÃO DE NIOAQUE

O Comandante do 9º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Major Cantuária, informa que tendo em vista a provável visita do senhor Presidente da República no dia 18 de agosto de 2020, a tropa do 9º GAC procederá com a interdição e o controle da circulação de veículos na Rua Calógeras, das 02:00h às 19:00h, no trecho compreendido entre as esquinas com a Rua Antônio João e a Avenida Visconde de Taunay, bem como na Avenida Visconde de Taunay no trecho compreendido entre o 9º GAC e a esquina com a Rua Treze de Maio. Esse fechamento tem por finalidade prover a segurança e o controle dos acessos ao 9ºGAC por ocasião do evento já mencionado.

Conforme previsto em protocolos de cerimonial das Forças Armadas, por ocasião da chegada do senhor Presidente da República, será realizada uma Salva de Gala, que consiste no disparo de vinte e um tiros de salva (festim) de obuseiros 105mm, em homenagem à autoridade visitante.

Considerando os estampidos dos tiros da referida salva, solicito a ampla divulgação pelas diversas mídias de comunicação aos moradores da cidade, para que não sejam surpreendidos e que sejam orientados a deixarem as janelas de suas casas, das lojas e dos veículos abertas, bem como os diversos alarmes. Dessa forma, evitam-se a quebra dos vidros e o disparo indesejado de alarmes automotivos.

plugins premium WordPress