Campanha vai integrar apicultores, agricultores e aviação em boas práticas para alimentos seguros

-

A campanha Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios, quer integrar apicultores, agricultores e a aviação agrícola em boas práticas agrícolas. O intuito é fomentar o compromisso com a produção de alimentos seguros, abrangendo ainda o cuidado com a saúde humana e promovendo uma produção ambientalmente sustentável. Confira o conteúdo da live em www.facebook.com/semagroms.

A campanha é uma iniciativa da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), além de entidades parceiras de cada setor.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck afirma que que este é um primeiro passo para haver ganhos na produção agropecuária e preservação ambiental no futuro. “A campanha contribui para o fortalecimento do agronegócio em bases sustentáveis para que a gente possa usar todos os mecanismos de forma integrada, gerando conscientização e educação sanitária e reduzindo conflitos”.

Diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca que o Estado se destaca pela união de todos os setores envolvidos a fim de um único objetivo e o caráter orientador e conscientizador da Iagro é importante para controle eficiente da sanidade agropecuária e sustentabilidade.

“A conscientização define os limites e deveres de cada setor, o que aumenta a segurança no campo, mitigando os riscos para a população e o meio ambiente. Um passo importante da campanha é o cadastro dos apicultores junto a Iagro e manejos necessários, para que a produção e a aplicação de defensivos possa ser mapeada por meio de um aplicativo no futuro”, destacou o presidente.

Parceiros

Daniel Espanholeto, do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal) e coordenador do Colmeia Viva, destacou que o importante da campanha é integrar as cadeias produtivas. “O Sindiveg apoia o uso correto dos defensivos para uma produção sustentável”.

Presidente Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), Thiago Magalhães Silva, destaca a importância de alertar para a atuação da apicultura, agricultura e pulverização aérea. “Todos somos do agro e precisamos viver de forma pacífica e organizada, sem prejudicar nenhuma cadeia”.

Antônio Luiz Neto, coordenador regional Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e presidente da AEAMS (Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS), representa dois elos importantes da cadeia, sendo fornecedores de insumos e profissionais. “Esta é uma possibilidade de estabelecer e fortalecer a comunicação entre todos os elos da cadeia.

Campanha

A campanha Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios surge no escopo das parcerias da Iagro e entidades do setor produtivo privado, firmadas desde o ano passado. Todas com foco em incentivar o diálogo, com ações de interesse mútuo abrangendo ações de defesa sanitária para agricultura, apicultura, aviação agrícola e rede de distribuição de insumos agrícolas. A campanha educativa conta com a parceria do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e apoio da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (AEAMS). A iniciativa envolve ainda a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (CSEAP) da Semagro.

plugins premium WordPress