Caravana da Saúde mobiliza população no combate ao Aedes Aegypti

-

JBC_5632Mais de 400 militares e agentes de saúde participaram nesta sexta-feira (18) da mobilização de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no município de Aquidauana. A ação faz parte dos trabalhos da Caravana da Saúde que está neste mês realizando os atendimentos para os municípios da região de Aquidauana. Durante a manhã, militares do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e agentes de saúde fizeram a distribuição de panfletos com orientações sobre os cuidados contra o mosquito e também visitaram residências, onde fizeram a vistoria e orientaram os moradores.

Além das visitas, o exército realizou um mutirão de limpeza em terrenos baldios nos bairros próximos ao local em que está montada a estrutura da Caravana da Saúde, entre eles os bairros Paraíso, Bairro Alto, Cidade Nova e Cerraria. A ação também contou com a participação do secretario de estado de saúde Nelson Tavares e representantes da secretaria de saúde do município e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares as ações contra o mosquito farão parte do cronograma da Caravana da Saúde e servem para intensificar os trabalhos de conscientização no cuidado para evitar criadouros dos mosquitos.

“Estamos hoje em um período preocupante envolvendo o mosquito Aedes aegypti com doenças como a dengue, chikungunya e o vírus Zika. A nossa mobilização é para combatermos os focos e orientar os moradores sobre os cuidados no acumulo de lixo em locai que podem propiciar a proliferação do mosquito. Este é nosso trabalho a partir de agora e além da parceria das instituições, contamos também com o apoio dos moradores”, destacou o secretário ao iniciar as atividades em Aquidauana.

Neste sábado (19), a Caravana da Saúde realiza o seu Dia D com a realização de cirurgias oftalmológicas e exames de especialidades como: cardiologia, ortopedia, neurologia entre outras. A solenidade contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 2 mil cirurgias, 2 mil exames e mais de 1.300 consultas.

plugins premium WordPress