A falta de lixeiras no centro de Dourados já não é nenhuma novidade. Quem anda pelas ruas centrais da cidade a procura de um recipiente adequado pra descartar o lixo encontra dificuldade e, por causa disso, muitos acabam jogando o lixo na rua, deixando a cidade com aspecto de suja. O lixo jogado nas calçadas e vias públicas por falta de lixeiras causa ainda outro problema: quando chove, é “carregado” para as galerias de drenagem, causando o entupimento e consequente alagamento e formação de enxurradas.
A ponderação foi feita pelo vereador Cirilo Ramão (PMDB), que cobrou uma atenção mais efetiva da Prefeitura para o problema. “É necessário à restauração das lixeiras para coleta seletiva implantadas na área central da cidade e a ampliação do número dessa modalidade de lixeiras e também das lixeiras tradicionais. Não adianta cobrar cidadania por parte das pessoas se a Prefeitura não faz sua parte”, afirmou o vereador, para o qual o descarte correto do lixo é uma questão urbanística e ambiental.
“A palavra de ordem atualmente é preservação e sustentabilidade e essa tese se aplica também ao ambiente urbano. Manter a cidade limpa é um dever de todos e cada um deve fazer a sua parte, tanto o cidadão como o Poder Público”, reforçou Cirilo Ramão.