Paola Burle e Antônia Moro, gerentes regionais do Grupo 4 do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica da Olímpiadas Rio 2016 fizeram a sua última reunião de planejamento em Dourados. A partir de agora a Força Tarefa criada pelo prefeito Murilo assume o trabalho de organização da estrutura de apoio à passagem da Tocha pela cidade, na segunda quinzena de junho do ano que vem.
Da reunião, no dia 30, com Paola e Antônia, participaram o diretor-presidente da Funed, Antônio Coca, os secretários municipais Carlos Fábio (Cultura) e Elizabeth Salomão (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e ainda Luciano Yamaguti, coordenador da Força Tarefa.
Na reunião, a equipe discutiu os últimos detalhes do roteiro da passagem da tocha pela cidade e da festa de celebração na Praça Antônio João. Foram discutidos assuntos como opções de pontos de coleta de condutores da Tocha, opções de alimentação.
Eles também percorreram a rota e discutiram a segurança. A rota na cidade pode ser ampliada, caso o comitê opte por não entrar na Reserva Indígena já que isto depende de autorização da Funai e do comitê central internacional. Pela previsão inicial, a tocha percorrerá 14 quilômetros por ruas dentro da cidade de Dourados.
Dourados é uma das 83 cidades-celebração da Tocha Olímpica no Brasil. São locais onde a tocha vai pernoitar. O local escolhido para a festa de chegada e partida da tocha é a Praça Antônio João. Na visita do dia 30 a equipe visitou o local e discutiu a dinâmica de planejamento para a celebração.
A partir de agora, a Força Tarefa cumprirá um chek list sobre as ações a serem desenvolvidas em preparação ao evento. A força tarefa montada pela Prefeitura já tem coordenadores das áreas de segurança, trafego, celebração (eventos), pontos de coleta de condutores, locais de pausa técnica, alimentação e meios de transporte.
A Tocha
A Tocha Olímpica passará por 500 cidades brasileiras. Em 322 haverá revezamento e em 83, como é o caso de Dourados, ocorrerá o pernoite, com celebração. A Tocha chegará da Grécia a Brasília, em data ainda a ser decidida, entre abril e maio do próximo ano. De lá seguirá para Goiás, Minas Gerais, Espirito Santo e Nordeste. Em Teresina (PI) será embarcada em avião, passará por algumas cidades do norte e chegará a Campo Grande, onde tem celebração.
No Estado a tocha passará ainda durante o seu trajeto de Campo Grande para Dourados pelos municípios de Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante e Itaporã. No traje de Dourados para a próxima cidade celebração, que é Presidente Prudente (SP), passará por Ivinhema, Nova Andradina e Bataguassu. A jornada se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã.
As Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos de 2016 (XXXI Olimpíada), mais comumente chamada ‘Rio 2016’, será um evento multiesportivo realizado de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. Os jogos acontecem em praças esportivas na Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã. A Paralimpíadas será de 7 a 18 de setembro do mesmo local. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã.
Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.